080604-N-2798I-083 KINGSVILLE, Texas (June 4, 2008) T-45A Goshawks training aircraft cruise together during a recent training flight over the skies of South Texas. The T-45 is a twin-seat, single-engine jet trainer and is the only aircraft in the Navy's inventory used specifically for training pilots to land aboard aircraft carriers. U.S. Navy photo by Lt. j.g. John A. Ivancic (Released)
A USN iniciou em 14 de maio de 2020 a busca por um novo treinador avançado para substituir sua frota Boeing T-45 Goshawk. A busca é parte do programa Undergraduate Jet Training System (UJTS), que visa selecionar uma aeronave de instrução de asa fixa baseada em terra, que já esteja no mercado, capaz de entrar em serviço operacional até 2028. O sucessor do T-45 teria que integrar tecnologias já presentes no F/A-18E/F, entre elas o Precision Landing Mode, usado para ajudar a pousar em porta-aviões. Ainda pela solicitação da USN, ele deverá voar 400 horas por ano e ter uma taxa anual de 1.200 pousos por aeronave, totalizando uma vida útil de pelo menos 14.400 horas e 43.200 pousos. O interessante o UJTS é que a USN não quer uma aeronave naval, isto é, capaz de operar embarcada com pouso enganchados e catapultagens, como ocorre com o T-45C, uma aeronave desenvolvida a partir do treinador britânico BAe Hawk. Entre os prováveis concorrentes UJTS está o Boeing-Saab T-7A; o Lockheed Martin/KAI T-50 e o Leonardo T-100, versão do M-346.