USN F/A-18 e RAF F-35B realizam REVO pela 1ª vez. Um F/A-18E da US Navy conduziu um inédito reabastecimento em voo (REVO) de caças Lockheed Martin F-35B Lightning II da Royal Air Force (RAF). O exercício marcou o primeiro encontro destes vetores neste tipo de missão.
Caças Lockheed Martin F-35B Lightning II do Esquadrão 617 da Royal Air Force (RAF) – ‘The Dambusters’ foram reabastecidos em voo no início de outubro deste ano, por um Boeing F/A-18E Super Hornet do VFA-27 -‘Royal Maces’ da US Navy, empregando pod Cobham buddy store refuelling série 31-300, postado no pilone central da fuselagem. A bem-sucedida missão de treinamento foi anunciada pela RAF em 7 de outubro.
A surtida ocorreu na região do Indo-Pacífico, onde oito F-35B do Esquadrão 617 estão atualmente embarcados a bordo do HMS Queen Elizabeth (R08) da Royal Navy (RN). O Porta-aviões é a nau capitânia do Carrier Strike Group 21 (CSG21).
A operação de reabastecimento usando o camarada foi conduzida enquanto o Queen Elizabeth participava de exercícios ao lado do porta-helicópteros JS Ise (DDH-182) da Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF) e dos porta-aviões da US Navy USS Ronald Reagan (CVN-76) e USS Carl Vinson (CVN-70).
Comentando sobre a missão, o RAF disse: “Como parte desse treinamento de interoperabilidade, aproveitou-se a oportunidade para realizar o que é conhecido como reabastecimento de dupla mão. Os F-35B, pilotados por pilotos da RAF e RN, realizam regularmente reabastecimento ar-ar de aeronaves RAF Voyager, mas esta foi a primeira vez que eles reabasteceram de um caça a jato da Marinha dos Estados Unidos. Um Super Hornet configurado com tanques de combustível externos e equipamento [de reabastecimento ar-ar] forneceu uma oportunidade valiosa para realizar este treinamento e melhorar a interoperabilidade entre os porta-aviões do Reino Unido e dos EUA e suas respectivas aeronaves transportadoras”, acrescentou.
Durante o mesmo exercício, o No 617 Squadron também participou de um flypast conjunto com caças da Marinha dos EUA e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) sobre a frota combinada de porta-aviões e seus navios de escolta. Em apoio ao CSG21, um destacamento de 10 F-35B do USMC pertencentes ao Marine Fighter Attack Squadron 211 (VMFA-211) – ‘Wake Island Avengers” também foi implantado a bordo do HMS Queen Elizabeth .
Neste exercício de interoperabilidade, os caças do HMS Queen Elizabeth operaram junto com Boeing EA-18G Growler, F/A-18E/F Super Hornet e Lockheed Martin F-35C Lightning II do USS Carl Vinson’s Carrier Air Wing 2 (CVW-2), junto com EA -18Gs e F/A-18E/F atribuídos ao CVW-5 do USS Ronald Reagan . Enquanto operavam juntos, os grupos de ataque conduziram uma variedade de operações em exercícios de defesa aérea, bem como ataques simulados contra alvos marítimos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS