Uma equipe de pilotos e engenheiros do Air Test and Evaluation Squadron 21 (HX-21) realizou, em conjunto com pilotos e tripulantes da Marinha (USN) e dos Fuzileiros Navais (USMC), testes de desembarque e compatibilidade embarcada das aeronaves MV-22 Osprey e a sua mais nova variante, o CMV-22B Osprey – Carrier Onboard Delivery (COD). A avaliação ocorreu durante 10 dias do mês de julho, mas só foi confirmada pela NAVAIR no dia 16 de outubro.
Ao longo do destacamento de 10 dias a equipe liderada pelo HX-21 fez 180 aproximações a bordo do navio anfíbio de transporte USS New York (LPD 21). Os testes também incluíram os primeiros desembarques e pousos, totalizando pouco menos de 45 horas de voo, que visaram desenvolver uma melhor compreensão de como os pilotos podem evitar com sucesso os efeitos de um fenômeno chamado “recirculação”, que ocorre ao se voar de e para navios. A “recirculação” ocorre quando o downwash dos rotores da aeronave é refletido para fora do convés do navio, e a seguir, volta ao arco de rotação dos rotores, fazendo com que a aeronave perca repentinamente a sustentação.
O programa de teste envolveu além do HX-1, equipes do Marine Helicopter Squadron 1 (HMX-1) baseado na Base do Corpo de Fuzileiros Navais de Quantico, Virgínia; do Marine Heavy Helicopter Squadron 464 (HMH- 464), baseado na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de New River, Jacksonville, NC, e do Expeditionary Strike Group 2 baseado em Norfolk, Virgínia. O HMX-1 é a unidade responsável por operar os helicópteros presidenciais dos EUA.
A equipe realizou testes com margem de potência baixa, desenvolvendo procedimentos para abordagens diurnas e noturnas que minimizariam os efeitos da recirculação. O resultado deste teste foi identificar melhores limites de controle para a aeronave e desenvolver orientações e procedimentos que irão melhorar a segurança operacional da frota de MV-22.
“Atingimos 100% dos pontos de teste de alta prioridade”, disse o Major do Corpo de Fuzileiros Navais Nathaniel Ross, oficial de operações do HX-21. Ross identificou a liderança e a tripulação do New York para um elogio especial. “Desde o capitão até as pessoas puxando os calços e correntes, todos entenderam a importância deste teste e como as lições aprendidas com ele salvarão vidas. Toda a tripulação entendeu e abraçou isso. muito incrível de assistir”, disse Ross.
Durante o destacamento, a aeronave CMV-22B COD do HX-21 fez duas viagens de entrega para o USS Nova York, transportando pessoal e suprimentos. Normalmente, uma equipe de teste e seu equipamento seriam carregados a bordo no cais, mas, como o USS New York estava fora do porto, todo o material e pessoal para os testes teve que ser transportado para o navio.
“O CMV-22B é uma ótima escolha para essa missão”, disse o Tenente da Marinha Gavin Kurey, piloto de teste e oficial de projeto do HX-21 que voou a primeira das duas viagens COD para o USS Nova York . “Enquanto planejávamos as missões de teste, percebemos que a nova aeronave COD da Marinha seria um recurso viável para ajudar nossa equipe a cumprir seus objetivos. E a aeronave se encaixou perfeitamente em sua função”.
O Tenente Kurey disse que embora o voo fosse estritamente de apoio, todos a bordo sabiam que estavam fazendo história. “A tripulação estava animada, assim como todos os passageiros, que sabiam que eram as primeiras pessoas a serem transportadas para um navio no mar no novo Osprey COD. Todo mundo estava vibrando durante todo o voo e a tripulação do New York estava animada porque seu navio seria o primeiro a ter um Osprey COD pousando nele.”
O CMV-22B foi projetado para transportar até 6.000 libras de carga e / ou pessoal e operar em um alcance de 1.150 milhas náuticas. A aeronave substituirá o venerável C-2A Greyhound, que desempenha o papel de COD desde 1966.
O HX-21 “Blackjacks” é uma unidade de testes e ensaios em voo, desenvolvimento e avaliação de aeronaves de asas rotativas e seus sistemas aerotransportados associados em apoio a missões de treinamento, combate e de apoio de combate da USN e do USMC. Hoje, as equipes do HX-21 estão testando seis aeronaves, incluindo o novo CH-53K King Stallion, o MV-22 e o CMV-22B Osprey, e a frota de helicópteros presidenciais.
@CAS