USN e RAAF realizam demonstração logística do pod de EW NGJ-MB. Pela primeira vez, os mantenedores da aviação da frota americana e australiana trabalharam juntos no mais novo sistema de guerra eletrônica Airborne Electronic Attack (AEA) durante uma recente demonstração de logística realizada na Estação Aérea Naval Patuxent River, Maryland – EUA.
Cinco marinheiros da USA Navy e dois aviadores da Real Força Aérea Australiana (RAAF – Royal Australian Air Force) participaram de um evento de treinamento de seis semanas entre fevereiro e março com o novo pod AN/ALQ-249 Next Generation Jammer Mid-Band (NGJ-MB) que serão usados como principal pod de EW das aeronaves EA-18G Growler.
Durante a demonstração, foram realizas tarefas críticas de manutenção nos pods de interferência eletrônica. Eles foram obrigados a remover e reinstalar 60 componentes, como matrizes, bombas e atuadores. Os mantenedores também verificaram os procedimentos passo a passo dos manuais técnicos e deram feedback à equipe de suporte ao produto do governo. Esta foi a segunda demonstração de logística para o AEA Systems Program Office (PMA-234), mas a primeira a incluir parceiros cooperativos da RAAF.
“Foi ótimo ter nossos aviadores da RAAF se juntando a nós neste evento”, disse o Capitão da Marinha dos EUA David Rueter, gerente do programa PMA-234 que supervisiona o programa NGJ-MB. “Não foi apenas a primeira vez que os mantenedores tiveram acesso aos pods Mid-Band, mas também a primeira vez que trabalharam juntos como uma equipe, e foi perfeito.”
Adrian Bailey da RAAF, disse que, embora os dois países operem os mesmos pods agora, ver como a USN faz as coisas de maneira diferente foi surpreendente.
“É realmente inestimável para nós australianos estarmos aqui agora e, embora não recebamos os pods por alguns anos, podemos retomar [o treinamento] e destacar os problemas agora, para estarmos mais preparados para isso”, disse Bailey. “É muito diferente de como operamos os pods ALQ-99 e é bom começar na frente.”
O sistema NGJ-MB, desenvolvido pela Raytheon Intelligence and Space, faz parte de um sistema NGJ que substituirá os atuais ALQ-99 Tactical Jamming System usados no EA-18G Growler. O NGJ-LB é um pod externo de interferência que abordará ameaças avançadas e emergentes usando as mais recentes tecnologias digitais baseadas em software, fornecendo recursos de AEA aprimorados para interromper, negar e degradar os sistemas de defesa aérea e de comunicação terrestre do inimigo. Além disso, o NGJ-MB traz maior potência e capacidade de interferência em distâncias mais longas.
Fonte: NAVAIR
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS