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USN e Boeing desenvolverão o SPEAR

27 de outubro de 2020

The X-51A Waverider is set to demonstrate hypersonic flight. Powered by a Pratt Whitney Rocketdyne SJY61 scramjet engine, it is designed to ride on its own shockwavem and accelerate to about Mach 6. (U.S. Air Force graphic)

O Boeing X-51A Waverider é configurado para demonstrar o voo hipersônico. Alimentado por um motor scramjet Pratt Whitney Rocketdyne SJY61, ele foi projetado para rodar em sua própria onda de choque e acelerar acima de Mach 5 (Arte USAF).

A Boeing revelou no dia 20 de outubro que assinou um contrato com  o Naval Air Warfare Center Weapons Division (NAWCWD) da Marinha Americana (USN) para co-desenvolver um demonstrador de conceito designado Supersonic Propulsion Enabled Advanced Ramjet (SPEAR), isto é, um míssil Ramjet Avançado com Propulsão Supersônica. O acordo com o USN é avaliado em US$ 30 milhões, prevê que a Boeing e o NAWCWD se unam para criar demonstrar tecnologias avançadas de mísseis, que tornarão os aviões de combate de ataque aéreo mais letais na próxima década. 

A concessão do contrato veio depois que o Departamento de Defesa dos EUA solicitou informações da indústria para ajudar a USN a identificar os requisitos técnicos dos futuros sistemas de armas de ataque terrestre e marítimo baseados em porta-aviões. De acordo com os planos atuais, a Boeing e a NAWCWD pretendem realizar o primeiro voo do SPEAR no final de 2022.

O SPEAR irá beneficiar aeronaves como o F/A-18E/F e os F-35C (Foto: USN).

“O demonstrador de voo SPEAR fornecerá ao F/A-18E/F Super Hornet e ao grupo de ataque de porta-aviões melhorias significativas no alcance e capacidade de sobrevivência contra sistemas avançados de defesa. Temos uma equipe talentosa de engenheiros para atender às demandas técnicas desafiadoras e cronograma que o programa SPEAR exige. Estamos ansiosos para trabalhar com especialistas da marinha para desenvolver tecnologias para as capacidades futuras da marinha” – Steve Mercer, gerente do programa SPEAR da Boeing.

Em seu comunicado à imprensa, a Boeing observou seus sucessos anteriores no desenvolvimento de tecnologias supersônicas e hipersônicas. Este último é definido quando um objeto viaja a velocidades superiores a Mach 5. A empresa também citou seu sucesso com a aeronave de teste hipersônica X-51 Waverider e o sistema de propulsão Foguete Duzido de Fluxo Variável (VFDR – Variable Flow Ducted Rocket).

O X-51A Waverider da Boeing é uma aeronave de teste hipersônica experimental não tripulada, que é movida por um único motor scramjet, que pode exceder velocidades de Mach 5. A plataforma realizou seu primeiro voo de teste hipersônico em 26 de maio de 2010. Provável que ele seja a base do novo SPEAR da USN.

Um dos ensaios do X-51A em 2011 em um B-52H (Foto: USAF).

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