A Boeing revelou no dia 20 de outubro que assinou um contrato com o Naval Air Warfare Center Weapons Division (NAWCWD) da Marinha Americana (USN) para co-desenvolver um demonstrador de conceito designado Supersonic Propulsion Enabled Advanced Ramjet (SPEAR), isto é, um míssil Ramjet Avançado com Propulsão Supersônica. O acordo com o USN é avaliado em US$ 30 milhões, prevê que a Boeing e o NAWCWD se unam para criar demonstrar tecnologias avançadas de mísseis, que tornarão os aviões de combate de ataque aéreo mais letais na próxima década.
A concessão do contrato veio depois que o Departamento de Defesa dos EUA solicitou informações da indústria para ajudar a USN a identificar os requisitos técnicos dos futuros sistemas de armas de ataque terrestre e marítimo baseados em porta-aviões. De acordo com os planos atuais, a Boeing e a NAWCWD pretendem realizar o primeiro voo do SPEAR no final de 2022.
“O demonstrador de voo SPEAR fornecerá ao F/A-18E/F Super Hornet e ao grupo de ataque de porta-aviões melhorias significativas no alcance e capacidade de sobrevivência contra sistemas avançados de defesa. Temos uma equipe talentosa de engenheiros para atender às demandas técnicas desafiadoras e cronograma que o programa SPEAR exige. Estamos ansiosos para trabalhar com especialistas da marinha para desenvolver tecnologias para as capacidades futuras da marinha” – Steve Mercer, gerente do programa SPEAR da Boeing.
Em seu comunicado à imprensa, a Boeing observou seus sucessos anteriores no desenvolvimento de tecnologias supersônicas e hipersônicas. Este último é definido quando um objeto viaja a velocidades superiores a Mach 5. A empresa também citou seu sucesso com a aeronave de teste hipersônica X-51 Waverider e o sistema de propulsão Foguete Duzido de Fluxo Variável (VFDR – Variable Flow Ducted Rocket).
O X-51A Waverider da Boeing é uma aeronave de teste hipersônica experimental não tripulada, que é movida por um único motor scramjet, que pode exceder velocidades de Mach 5. A plataforma realizou seu primeiro voo de teste hipersônico em 26 de maio de 2010. Provável que ele seja a base do novo SPEAR da USN.