USN/Boeing: drone MQ-25 reabastece um E-2D. A US Navy (USN) e a Boeing concluíram no dia 18 de agosto uma segunda missão de reabastecimento em voo empregando o protótipo da aeronave não tripulada MQ-25T1 Stingray da Boeing, desta vez, para reabastecer uma aeronave de alerta aérea antecipado (AEW) Grumman E-2D Hawkeye da USN. Em 4 de junho deste ano, o MQ-25 já havia reabastecido um Boeing F/A-18F Super Hornet, também da USN. Ambos os voos foram realizados em velocidades e altitudes operacionais, com o E-2D e o F/A-18 realizando manobras de aproximação e na ala do MQ-25.
Durante um voo de teste, feito a partir do Aeroporto MidAmerica – St. Louis, os pilotos do Air Test and Evaluation Squadron 20 (VX-20) da USN realizaram uma bem sucedida pesquisa de esteira de turbulência atrás do MQ-25 T1, matrícula N234MQ, para garantir o desempenho e a estabilidade do voo, antes de fazer contato com o avião de reabastecimento. Após diversos “contatos a seco” (sem transferência de combustível), foram feitos “contatos molhados” com a transferência de combustível para o E-2D, através do pod ARS (Aerial Refueling Store) Cobhan 31-300 Series Buddy Store.
“Assim que estiver operacional, o MQ-25 irá reabastecer todas as plataformas com equipadas com sistema probe an drogue, incluindo o E-2. Este voo nos mantém em um caminho rápido para levar o Stingray para a frota, onde sua capacidade de reabastecimento aumentará muito o alcance e a flexibilidade operacional das alas aéreas e do grupo de ataque do porta-aviões. Foi outro grande voo, mostrando que nosso projeto MQ-25 está funcionando conforme o planejado. Esses voos históricos de reabastecimento fornecem uma quantidade incrível de dados que alimentam os modelos digitais MQ-25, visando garantir que a aeronave que estamos produzindo será a virada de jogo da Marinha para as alas aéreas embarcadas”.
Capitão Chad Reed, gerente do programa de aeronaves não tripulada da USN
A Boeing está fabricando atualmente as duas primeiras de sete aeronaves de teste MQ-25, além de duas unidades de teste de solo, previstas no atual contrato com a Marinha. O MQ-25 está aproveitando os avanços em engenharia e design digital. Os voos de teste em andamento têm como objetivo validar e testar o design e o desempenho da aeronave, visando sua homologação e entrada em serviço.
A USN encomendou sete MQ-25, com entregas prevista até agosto de 2024. As primeiras quatro aeronaves do chamado projeto Engineering Development Model (EDM) foram encomendadas em um contrato de US$ 805 milhões concedido em agosto de 2018, quando o projeto da Boeing foi selecionado como vencedor da competição CBARS (Carrier-Based Aerial Refueling System).
A USN planeja adquirir até 70 Stingray que devem inicialmente equipar o Unmanned Carrier Launched Multi-Role Squadron 10 (VUQ-10), o primeiro esquadrão da Marinha dos Estados Unidos equipado com aeronaves não tripuladas. o MQ-25 será o novo vetor de reabastecimento em voo da frota, substituindo os F/A-18 Super Hornet, que assim ficarão voltado para sua missão fim.
@CAS