

USMC seleciona General Atomics YFQ-42A para avaliação. A General Atomics Aeronautical (GA-ASI) anunciou na terça-feira, 10/02, que sua aeronave de combate colaborativa YFQ-42A foi selecionada para passar por testes e avaliação como parte do Marine Air-Ground Task Force Uncrewed Expeditionary Tactical Aircraft (MUX TACAIR) program.
O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos busca, em última análise, experimentação e validação no que diz respeito à operação conjunta de aeronaves tripuladas e não tripuladas. Nesse regime de testes, o YFQ-42A atuará como uma aeronave “substituta”, equipada com um pacote de testes fornecido pelo governo para avaliar o progresso da integração com aeronaves de caça tripuladas dos Fuzileiros Navais.
O contrato assinado pela General Atomics estipula que o YFQ-42A será equipado com um kit de missão específico para o Corpo de Fuzileiros Navais, a fim de avaliar a integração com a Força-Tarefa Aeroterrestre de Fuzileiros Navais (MAGTF). A integração com a MAGTF abrirá caminho para a integração autônoma nas unidades mais ágeis das Forças Armadas dos EUA, com o teste servindo também como um ensaio geral de aeronaves do tipo CCA no conjunto de missões expedicionárias do Corpo de Fuzileiros Navais.
“Nosso YFQ-42, combinado com nossa comprovada arquitetura de autonomia e experiência em integração, nos posiciona para fornecer rapidamente uma solução CCA acessível que aprimora a eficácia operacional da Força-Tarefa Aeroterrestre de Fuzileiros Navais em ambientes contestados.”
– Mike Atwood, Vice-Presidente de Programas Avançados da GA-ASI
A modularidade do YFQ-42A e sua autonomia flexível, proporcionada por um “núcleo de voo” comum, tornam-no ideal para a troca de conjuntos de missões, permitindo que a aeronave seja testada rapidamente em múltiplos conjuntos de missões diferentes, conforme exigido pelas forças armadas dos EUA. Isso possibilita o teste do kit de missão do governo/Corpo de Fuzileiros Navais, facilitando o teste de diferentes sensores, softwares e efeitos.
Os testes com o Corpo de Fuzileiros Navais também aproveitarão os 30 anos de experiência da General Atomic no desenvolvimento de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (UAS), com o catálogo de produtos da GA-ASI composto pelo MQ-9A Reaper, MQ-1C Gray Eagle, MQ-20 Avenger e MQ-9B Sky/SeaGuardian.
O YFQ-42A está em desenvolvimento e testes desde 2024, após a seleção inicial do contrato pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), que estipulou que a GA-ASI deveria construir uma aeronave do tipo CCA totalmente operacional para testes. O YFQ-42 foi desenvolvido como um derivado de conceitos de combate ar-ar não tripulados, comprovados inicialmente na Estação de Sensoriamento Externo (OBSS) XQ-67A, e desde então amadureceu com treinamento de voo autônomo e perfilamento fornecidos pelo MQ-20 Avenger da GA-ASI.
Realizando seu voo inaugural em agosto de 2025, o YFQ-42 entrou em fase de testes desde então. O projeto da aeronave permite maior escalabilidade e velocidade de fabricação, atendendo à demanda declarada pela Força Aérea de pelo menos algumas centenas de aeronaves de combate aéreo. O YFQ-42 está planejado para ter um armamento interno de dois mísseis ar-ar do tamanho do AIM-120, além de prováveis armamentos externos, e apresentará velocidade e manobrabilidade superiores ao MQ-67A.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS