USMC reativa Esquadrão HMLA 269 “The Gunrunners”. Em cerimônia realizada na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais (MCAS) de New River, na Carolina do Norte, foi oficialmente reativado em 1º/07, o Esquadrão de Helicópteros de Ataque Naval Leve 269 (HMLA 269) “The Gunrunners”, subordinado à 2ª Ala de Aeronaves da Marinha Americana (2ª MAW).
Desativada em 09 de dezembro de 2022, mas uma análise identificou a necessidade de manter Esquadrão HMLA adicional na Costa Leste, com o objetivo de fornecer suporte operacional sustentado à II Força Expedicionária da Marinha (II MEF) e para a estratégia de Defesa Nacional. Durante a breve desativação, o USMC manteve o gerenciamento de força para garantir que nenhum compromisso operacional do HMLA 269 ficasse sem cumprimento.
O “The Gunrunners” retomará a operação com helicópteros de ataque Bell AH-1Z Viper e helicópteros utilitários Bell UH-1Y Venom. Essas aeronaves e suas tripulações são preparadas para combate no domínio marítimo, especialmente em ambientes austeros e áreas de litoral confinadas. Elas fornecem apoio aéreo à Marine Air-Ground Task Force em operações de apoio aéreo, suporte utilitário, escolta armada e coordenação e apoio aerotransportado.
Criado em 22 de fevereiro de 1971 na MCAS New River, o HMA-269 foi oficialmente ativado em 1º de julho de 1971 como o primeiro esquadrão de helicópteros de ataque do USMC. Equipado com os AH-1J Sea Cobra, a sua missão era fornecer suporte aéreo aproximado durante operações de escolta aérea e terrestre no desembarque de tropas do navio para a costa.
Em dezembro de 1977, o HMA-269 recebeu o AH-1T Cobra, iniciando uma nova era de helicópteros de ataque no início de 1979, sendo o primeiro esquadrão do USMC a disparar o míssil antitanque TOW de uma plataforma aerotransportada. No início da década de 1980, com a adição do UH-1N, o HMA-269 se tornou HMLA-269 e expandiu sua missão principal para incluir suporte de helicópteros de transporte utilitários.
@FFO