O US Marine Corps (USMC) está realizando testes operacionais com o novo CH-53K King Stallion, antes de seu Teste Operacional Inicial e Avaliação (IOT&E) que deverá acontecer neste verão. A informação foi revelada pela USNI News.
O Coronel USMC Jack Perrin, Gerente do Programa de Helicópteros de Carga Pesada do Naval Air Systems Command (NASC), disse que os fuzileiros navais do Esquadrão de Avaliação e Teste Operacional da Marinha (VMX) 1, da MCAS New River, Carolina do Norte, começaram a voar o CH-53K em janeiro deste ano. Até então, apenas os pilotos de testes contratados pelo USMC e Sikorsky, e do Esquadrão de Teste e Avaliação Aérea (HX) 21, haviam voado o King Stallion.
Desde o primeiro voo, em meados de janeiro, os pilotos já realizaram mais de 25 horas de voos no helicóptero, além de treinamentos teóricos e simuladores. Espera-se que até meados de 2021 o VMX-1 terá pilotos e técnicos suficientes para levar um destacamento com quatro CH-53K para o IOT&E. A avaliação levará à Capacidade de Operação Inicial (IOC) do tipo e, subsequentemente, à primeira implantação do novo entre 2023 ou 2024.
Durante o ano passado, o King Stallion foi testado em missões de reabastecimento em voo (REVO) diurnos e noturnos, incluindo REVO transportando cargas externas, além de uma campanha de sete dias de operações embarcadas, quando foram realizadas 350 operações de pousos e decolagens em todos locais disponíveis do navio, para expandir o envelope operacional da aeronave.
Durante a semana de operações à bordo, foram realizadas operações de rotina de convés como taxis, reboques, elevadores e hangaragem sob o convés, manutenção, sistemas de dobras das pás, etc. Em julho, a equipe de teste mudou-se para MCAS Yuma, Arizona, para realizar testes de operaçõs com visibilidade degradada, onde o USMC criou brown-out e outras condições com tipos diferentes de detritos em voo pairado, que criariam as condições mais difíceis para os pilotos.
O USMC atualmente tem quatro CH-53Ks para testes de vôo, que estão sendo implementados lentamente para VMX-1. O serviço tem 24 em contrato com a Sikorsky e está em negociações para mais 18 na linha de produção dos Lotes 5 e 6. A produção plena é esperada para o final de 2021 e a meta é atingir a capacidade operacional total até 2030, embora isso possa sofrer alterações com base nas decisões orçamentárias nos próximos anos.
O CH-53K deve transportar uma carga de 12 toneladas, distante 200 quilômetros de um navio, até uma zona de pouso localizada à 3.000 pés de altitude, e então retornar ao navio. A aeronave atendeu a esses requisitos, bem como provou que pode transportar cargas mais pesadas em distâncias mais curtas, além de lidar com uma grande variação de temperaturas e ter as operações estendidas com reabastecimento em voo.
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