USMC pode reduzir a encomenda de CH-53K King Stallion. Para reduzir o custo final de compra do novo Sikorsky CH-53K King Stallion, o US Marine Corps (USMC) está considerando reduzir a encomenda proposta de 200 helicópteros planejados. Vale lembrar que os Fuzileiros já haviam reduzido a pedida inicial de 220 para 200 do maior helicóptero de rotor único já produzido nos Estados Unidos.
Avaliado em quase US$ 100 milhões, o CH-53K que o USMC adquiriram está quase no mesmo nível de custo que um caça Lockheed Martin F-35B, apontou um relatório de 30 de junho de 2021 do subcomitê do House Armed Services do congresso americano. O subcomandante do Aviação Naval do USMC, o Tenente-General Mark Wise respondeu que o programa já foi reduzido de 220 aeronaves para 200 e pode cair ainda mais.
“Pode ficar abaixo de 200, mas não tenho certeza vai cair muito abaixo disto. Quando olhamos para o projeto e como isso afetará o programa, se houver uma redução, provavelmente será menor do que normalmente é esperado para reduzir custos de fato. Quando determinarmos qual é esse número, esta redução não aconteceria agora, mas só no final do contrato, para reduzir a probabilidade do custo aumentar ao invés de cair”, disse Wise.
Em dezembro de 2005, o programa inteiro foi inicialmente estimado em US$ 70,8 bilhões. Quando o programa atingiu a produção em 2017, essa estimativa subiu para US$ 109 bilhões. A última estimativa do programa, calculada em 2019, antes da redução, era de US$ 115,5 bilhões para 200 aeronaves.
Sikorsky e o Corpo de Fuzileiros Navais recentemente fecharam um acordo para o 5º lote de aeronaves por US$ 878,7 milhões, elevando o custo por unidade dos nove helicópteros para US$ 97,6 milhões. Esse contrato também incluía uma opção para mais nove aeronaves em um sexto lote no valor de US$ 852,5 milhões, reduzindo ainda mais o preço por cópia para US$ 94,7 milhões.
“Nós atacamos isso em duas direções”, disse Wise. “Uma é tentar baixar o custo unitário, o que vale a pena discutir. O custo unitário do Lote 5, que foi neste ano, é de US$ 97 milhões por exemplar. Com e sexto lote será cerca de US$ 94 milhões. Então, ele está declinando e ficando abaixo do custo de um F-35”.
Wise disse que a decisão de comprar 20 helicópteros a menos foi uma resposta ao atraso de sete anos no cronograma e aos excessos de custo associados aos desafios de desenvolvimento. Esses cortes foram feitos para compensar os problemas de desenvolvimento que incluíam a caixa de câmbio principal com defeito, reingestão do escapamento do motor e outros problemas encontrados durante o teste de voo, que já foram resolvidos, disse ele.
@CAS