USMC: MQ-9 Reapers obtêm capacidades avançadas de comunicação. A frota MQ-9 Reaper do US Marine Corps (USMC) deve receber um grande aumento de capacidade, com a integração do pod SkyTower II (STII), aprimorando a comunicação entre domínios e o compartilhamento de dados.
O primeiro pod STII foi entregue ao esquadrão de testes Air Test and Evaluation 24 (UX-24) de GA-ASI MQ-9 Reaper US Navy no Comando de Sistemas Aéreos Navais, Patuxent River (Pax River), Maryland. As verificações iniciais de inicialização foram conduzidas em 25 de fevereiro, como parte dos preparativos para a Capacidade Operacional Inicial (IOC) prevista para 2026.
Como parte do processo de integração, o UX-24 equipou o MQ-9 com o novo pod e conduziu verificações de ajuste na grande câmara anecoica da base no final de fevereiro. Esses testes incluíram içar a aeronave pela primeira vez, avaliar seus sistemas de energia e resfriamento e verificar seu link de satélite para comando e controle. A próxima fase de testes envolverá eventos de validação final antes, de entregar os MQ-9s atualizados às unidades operacionais.
“A equipe conseguiu realizar muito trabalho em um cronograma muito comprimido ao desenvolver e executar esses planos de teste para o evento da câmara e teste STII”, disse a comandante Lauren Lawson, diretora de teste de voo governamental do MQ-9.
O pod SkyTower II foi projetado para funcionar como uma extensão da rede aérea, melhorando a comunicação entre forças díspares e apoiando missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR). O sistema permitirá comunicações operacionais taticamente relevantes, expandindo a capacidade do MQ-9 de conectar forças em diferentes domínios em ambientes contestados.
“O programa está animado para entregar o SkyTower II para teste, marcando um marco importante em nossa jornada de desenvolvimento”, disse o Capitão Dennis Monagle, gerente do programa Multi-Mission Tactical UAS. “Nos últimos dois anos, fizemos uma parceria com a GALT, um fornecedor principal para pequenas empresas, para desenvolver rapidamente essa capacidade única usando aquisição de nível médio, acelerando a inovação para o combatente”.
Conforme o comunicado, o Marine Unmanned Aerial Vehicle Squadron 3 (VMU-3), o primeiro esquadrão de veículos aéreos não tripulados operacional do USMC de MQ-9, a unidade será a primeira a operar com o novo sistema em 2026.
@CAS