USMC implanta 1º esquadrão de operacional de F-35C. A US Navy através do US Marine Corps (USMC) implantou bordo para seu primeiro cruzeiro neste início de ano, seu primeiro esquadrão de aeronaves Lockheed Martin F-35C. A primazia coube ao Marine Fighter Attack Squadron 314 (VMFA-314) – “Black Knights”, vinculado ao 3rd Marine Aircraft Wing (MAW), que zarpou da Baía de San Diego dia 3 de janeiro, com a Carrier Air Wing Nove (CAW-9) a bordo do USS Abraham Lincoln (CVN-72). Assim, o VMFA-314 torna-se primeiro esquadrão dos Marines a implantar o F-35C em um porta-aviões.
A implantação do F-35C em uma região marítima contestada fornecerá ao Corpo de Fuzileiros Navais uma força móvel e flexível que dará segurança aos Estados Unidos e às nações aliadas no exterior, contribui para a estabilidade regional e expande a vantagem militar dos EUA no mar. O 3rd MAW demonstrou recentemente as capacidades de ataque do F-35, utilizando seus esquadrões F-35 em exercícios de ataque aéreo de longo alcance.
“A implantação do F-35C Lightning II pelos Cavaleiros Negros a bordo do USS Abraham Lincoln é o mais novo capítulo na longa história da aviação naval do Corpo de Fuzileiros Navais”, disse o Major-General Bradford J. Gering – Comandante da 3rd MAW. A implantação representa anos de trabalho árduo e inovação por parte dos fuzileiros navais e marinheiros do VMFA-314, MAG-11 e do 3º MAW.
“Nossa capacidade de operar o F-35C no Pacífico aumenta muito as capacidades da força expedicionária naval do Corpo de Fuzileiros Navais, proporcionando-nos a capacidade de empregar os mais avançados recursos de guerra eletrônica em apoio às operações da frota”, disse o Tenente Coronel Brendan M. Walsh, Comandante VMFA-314. “Além disso, ter este ativo disponível aumenta muito a capacidade do Corpo de Fuzileiros Navais de fornecer segurança às nossas nações aliadas e preservar um Indo-Pacífico livre e aberto”, completou ele.
O VMFA-314 foi o primeiro esquadrão do USMC a fazer a transição para a variante C do F-35, após se despedir dos Boeing F/A-18A/C Hornet e receber seu primeiro F-35C em 21 de janeiro de 2020. Desde então, os “Black Knights” vem se preparando para realizar sua primeira comissão embarcados. A primeira unidade operacional de F-35C da USN o VFA-147 — “Argonauts,” que deverá ser oficialmente implanta em outubro de 2021, com a Carrier Air Win Two (CVW-2), a bordo do USS Carl Vinson (CNV 70).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS