USMC entrega o último Harrier II revisado. Com a vida operacional dos McDonnell Douglas AV-8B Harrier II chegando ao fim no US Marine Corps (USMC), várias ações prevendo a desativação começam a ser postas em prática. O programa AV-8B Harrier do Fleet Readiness Center East (FRCE) na Carolina do Norte entregou a última aeronave do VMA-542, que em breve, irá ser reequipado com os F-35B.
Em 2015, a US Navy anunciou que, até o final de 2025, iria gradualmente retirar da frota os AV-8B de serviço. Segundo o cronograma da US Navy – Aviation Plan (AVPLAN), todos os seis esquadrões de AV-8B vão ser reequipados com os Lockheed Martin F-35B, sendo que dois já fizeram a transição operacional – os VMA-211 (2016) e VMA-311 (2018). O VMA-214 é o próximo, sendo este seu último ano com o Harrier II. No ano que vem, ele vai começar a receber 16 F-35B, dotação prevista para todas as unidades de AV-8B. Depois do VMA-214, será a vez dos VMA-223 e 542 se despedirem do AV-8B, ambos 2023, e do VMA-231 que deixará de voar com o AV-8B entre dezembro de 2027 e o 1º semestre de 2028, encerrando o ciclo do Harrier II na Marinha Americana.
Sendo assim VMA-542 sediado na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais Cherry Point recebeu o último AV-8B Harrier revisado pela FRCE. O AV-8B 165387/WH 52 foi enviado para revisão em dezembro de 2020. O VMA-542 está programado para se tornar o primeiro esquadrão F-35B da Marine Corps Air Station (MCAS) Cherry Point, e, como resultado disto, não receberá mais aeronaves AV-8B revisadas.
Muitos dos mantenedores da linha de produção passaram suas carreiras associados ao programa AV-8B Harrier na FRCE e é uma sensação estranha ver o avião com que trabalharam por anos ser substituido pela tecnologia mais avançada do F-35.
“Muito sangue, suor e lágrimas ficaram em cada avião, mas também entendemos que é hora de seguir em frente”, disse Ike Rettenmair, diretor da Divisão de Asa Fixa da FRCE, cuja experiência com o Harrier remonta a seu serviço no Corpo de Fuzileiros Navais. “Há uma tecnologia melhor com o F-35. Já era tempo de evoluiu, mas ainda é algo triste de ver”.
Antes da inspeção de intervalo de manutenção planejada (Planned Maintenance Interval – PMI), o esquadrão desmonta a aeronave e a entrega ao FRCE. Profissionais de manutenção de aviação inspecionam o avião e reparam as anomalias que encontrarem, o que leva cerca de 5.300 horas de trabalho, de acordo com Rettenmair.
Após a conclusão da fase PMI-D (nivel D), a aeronave entra na fase do IMP (Integrated Maintenance Program ), durante a qual os artesãos do FRCE remontam a aeronave, verificam ela em solo e a entregam ao esquadrão para o voo de verificação funcional. O FRCE está programado para continuar conduzindo as inspeções PMI-D do AV-8B até 2028.
Fonte: DVIDS
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