O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) iniciou um processo de desativação das unidades que operam helicópteros convencionais no Havaí. No processo, que deverá ser concluído em 2022, estão envolvidos helicópteros AH-1Z Viper, CH-53E Super Stallions e UH-1Y Venoms, da Estação Aérea do USMC (MCAS) de Kaneohe Bay. A movimentação é parte de um plano de restruturação mais amplo, chamado Force Design 2030, que inclui mudanças que vão além das unidades aéreas e alteram forças terrestres do USMC.
O porta-voz da III Força Expedicionária de Fuzileiros Navais (III MEF), Capitão da Marinha Colin Kennard, disse ao jornal Honolulu Star-Advertiser que até o final do Ano Fiscal de 2022, cerca de 35 helicópteros deverão deixar a MCAS Kaneohe Bay, com a desativação do Esquadrão de Helicópteros de Ataque Leve de Fuzileiros Navais 367 (HMLA-367) e do Esquadrão de Helicópteros Pesados da Marinha 463 (HMH-463), ambos atribuídos ao Grupo de Aeronaves Navais 24 (MAG-24), parte da 1ª Ala de Aeronaves Navais.
No início deste mês, aeronaves C-17A Globemaster III da USAF transportaram dois CH-53Es do Havaí para unidades da U.S. Navy de Okinawa, Japão, além de dois UH-1Y para Camp Pendleton, na Califórnia. Dois AH-1Z do HMLA-367, ambos convertidos à partir de antigos AH-1W /Super Cobra, foram retirados de serviço e enviados para o cemitério da Base Aérea da USAF em Davis-Monthan.
O pessoal e os equipamentos associados às aeronaves desativadas do HMLA-367 e HMH-463 deixarão as unidades. Como parte do plano Force Design 2030, o MAG-24 receberá um novo esquadrão de reabastecimento em voo com até 15 KC-130J. O aumento do pessoal designado para as unidades no Havaí, manterá a número de militares do USMC relativamente inalterado na ilha.
O MAG-24 ainda tem dois esquadrões de tiltrotores MV-22B Osprey e um esquadrão de drones RQ-21 Blackjack operando na MCAS de Kaneohe Bay. O principal argumento para o fechamento das unidades de helicópteros convencionais no Havaí, é o melhor desempenho dos MV-22B, que operando com apoio dos KC-130J da nova unidade de reabastecimento em voo, tornam os Osprey mais adequados para operações nas grandes extensões do Pacífico. Esta capacidade já foi utilizada várias vezes, em voos dos MV-22B entre o Havaí e o norte da Austrália.
@FFO