• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USMC declara o IOC do novo CH-53K King Stallion

29 de abril de 2022
USMC declara o IOC do novo CH-53K King Stallion. Um CH-53K do VMX-1 durante os testes para atingir o IOC (Foto: USMC/Lance Cpl. Colton Brownlee).
USMC declara o IOC do novo CH-53K King Stallion. Um CH-53K do VMX-1 durante os testes para atingir o IOC (Foto: USMC/Lance Cpl. Colton Brownlee).

USMC declara o IOC do novo CH-53K. O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC — United States Marine Corps) declarou neste mês que o seu novo helicóptero de carga pesada o Sikoersky CH-53K King Stallion atingiu o IOC (Initial Operational Capability (IOC) ou capacidade operacional inicial, após a conclusão dos testes e ensaios operacionais. O Tenente-general Mark Wise — vice-comandante da aviação naval do USMC, disse em 22 de abril, determinou que o CH-53K King Stallion, atingiu a capacidade operacional inicial, entrando em serviço oficialmente no dia 25 de abril.

O CH-53K está substituindo o CH-53E Super Stallion no USMC. Ele oferece uma capacidade significativamente maior se comparado ao CH-53E. Entre os requisitos do CH-53K está voar 110 milhas náuticas, transportando até 27.000 libras (12,25 t) de carga interna ou externa, isto é três vezes mais peso do que o CH-53E pode em condições similares de voo.

“Minha total confiança na capacidade do CH-53K de executar a missão de carga pesada é o resultado de testes operacionais e de desenvolvimento bem-sucedidos conduzidos pelo Air Test and Evaluation Squadron 21 (HX-21) e pelo Marine Operational Test and Evaluation Squadron 1 (VMX-1)″ disse Wise.

USMC declara o IOC do novo CH-53K King Stallion. O Corpo de Fuzileiros Navais coloca um helicóptero CH-53K em testes de clima frio  de -40 C no Laboratório Climático McKinley na Base Aérea de Eglin, Flórida, em 4 de fevereiro de 2022 (Foto: Sikorsky).
USMC declara o IOC do novo CH-53K King Stallion. O Corpo de Fuzileiros Navais coloca um helicóptero CH-53K em testes de clima frio de -40 C no Laboratório Climático McKinley na Base Aérea de Eglin, Flórida, em 4 de fevereiro de 2022 (Foto: Sikorsky).

A previsão é que o CK-53K chegasse ao IOC no final de 2019 ou início de 2020, mas o programa enfrentou desafios técnicos significativos no início de 2019. A Marinha, os Fuzileiros Navais e a Sikorsky tiveram que voltar sua atenção para resolver problemas técnicos com os motores, porque a reingestão dos gases dos escapamentos estava causando problemas que iam desde o aumento das necessidades de manutenção, gerando custos mais altos; o superaquecimento dos motores e até mesmo travamento durante os testes de voo. A Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais anunciaram em dezembro de 2019 que resolveram esse problema e poderiam continuar com o plano de testes.

Durante o período de teste e avaliação operacional inicial subsequente, o CH-53K voou mais de 3.000 horas sem contratempos em várias temperaturas, altitudes e terrenos. Ele até resgatou um helicóptero MH-60S da Marinha desativado em uma montanha na Califórnia após um pouso forçado. A Marinha pensou que a única maneira de recuperar o helicóptero seria cortá-lo em pedaços, já que nenhuma outra aeronave militar poderia alcançá-lo em uma montanha escarpada em alta altitude — mas em 5 de setembro, o VMX-1 usou um de seus CH-53K para recuperar o MH-60.

De acordo com o comunicado do Corpo de Fuzileiros Navais, o CH-53K pode produzir 57% mais potência e tem 63% menos peças que seu antecessor, contribuindo para uma menor necessidade de manutenção e mais tempo operacional para os helicópteros. Os primeiros dois CH-53K operacionais foram entregues ao Marine Heavy Helicopter Squadron 461 (HMH-461) no início de abril, com outros dois estando previstos para o final do mesmo mês. O novo helicóptero irá entrar em taxa de produção plena em no FY23 (ano fiscal).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login