USMC: Cowboys Armados no Japão. O VMFA-112 “Cowboys” conduziram operações com seus Boeing F/A-18A++ e F/A-18C em um “versão guerreira “no último dia 19 de outubro a em exercício perto do sul do Japão, partido da base de Iwakuni. Os Hornets voaram armados com mísseis reais AGM-84D Harpoon, AIM-9X e AIM-120. As operações como esta garantem uma estado de permanente prontidão.
Foi a segunda vez que os Cowboys voaram com Harpoons em seus coldres, escreveu o major Kenneth Kunze. “Realizar operações como essa demonstra nosso forte compromisso com nossos parceiros e aliados na região e comunica que estamos prontos para ‘Lutar Agora’ em defesa de um Indo-Pacífico livre e aberto. As capacidades anti-navio são importantes para o controle do mar e missões de negação de áre ao longo da primeira cadeia de ilhas.”
A “primeira cadeia de ilhas” apresenta uma barreira geográfica entre a China, o Oceano Pacífico e o Mar das Filipinas. Inclui as quatro ilhas principais do Japão, as Ilhas Ryukyu, Taiwan e as Filipinas. Seus pontos de estrangulamento navais estratégicos são considerados vitais para qualquer conflito na região.
O míssil Harpoon é o míssil anti-navio de maior sucesso do mundo, de acordo com a Boeing, sua fabricante. Tem uma trajetória de cruzeiro de baixo nível com orientação por radar ativo. O míssil, usa navegação GPS para atingir um alvo designado, pode atingir alvos além do horizonte em terra e navios no porto e .
Os Cowboys da VFMA-112 são uma unidade da reserva da Marinha sediados na Naval Air Station Fort Worth Joint Reserve Base, Texas. Eles chegaram a Iwakuni, na costa sudeste do Japão, no dia 18 de setembro como parte de um rodízio de rotina da unidade por seis meses.
Além dos F/A-18 texanos desdobrados, os Marines têm dois esquadrões de caças furtivos F-35B Lightning II e um esquadrão de aeronaves de reabastecimento KC-130J Super Hercules estacionados em Iwakuni como parte do Marine Air Grupo 12. A estação aérea também abriga sete esquadrões.
Fonte: USN/1st MAW
@CAS