USMC ativará mais uma unidade Aggressor. O US Marine Corps — USMC (Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos vai ativar um segundo esquadrão de aeronaves adversárias (aggressor) em 2023 para atender às futuras necessidades de treinamento de combate aéreo de seus esquadrões de ataque e caça. O novo esquadrão será designado Marine Fighter Training Squadron 402 (VMFT-402), fornecerá à Costa Leste recursos de treinamento semelhantes aos da Costa Oeste.
De acordo com o Plano de Aviação USMC FY2022 (MCAP 22), a nova unidade será ativada no ano fiscal de 2023 na MCAS Beaufort (Carolina do Sul), com a previsão de atingir a sua Capacidade Operacional Inicial (IOC) no início de 2024. O VMFT-402 segue os passos do VMFT-401 — Snipers (‘LS-xx’), que hoje está equipado com 11 Northrop F-5N e um F-5F Tiger II em Yuma MCAS (Arizona). O VMFT-401 está atualizando sua frota para os F-5N+ e F-5F+.
O VMFT-402 será inicialmente equipado com três caças F-5N+ Tiger II, mas está programado par ter oito F-5N+ e dois F-5F+, que serão entregues em um período de quatro anos a partir do quarto trimestre de 2023.
A frota de F-5 da US Navy e do USMC está passando por atualizações para aumentar as capacidades operacionais, boem como prolongar a sua vida útil. A frota está sendo atualizada com cockpits digitais a uma taxa de duas ou três aeronaves por ano. O Naval Air Systems Command (NAVIAR) planeja integrar o TCTS II Tactical Combat Training System – Increment II (TCTS II) para “permitir que injeções sintéticas de adversários diminuam a lacuna prevista no treinamento de adversários”.
O MCAP menciona que “a capacidade do adversário é o maior problema no treinamento ar-ar do USMC, seguido de perto pela disponibilidade e modernização do alcance e recursos do simulador de treinamento”.
O VMFT-401 pode fornecer até 3.300 missões por ano. Porém, para o treinamento da frota, formação dos Fleet Replacement Squadron (FRS) e suporte de escola de armas, o USMC tem requisito de treinamento dissimilar adversário de quase 15.000 missões em 2022. Uma lacuna de 11.000 horas. O USMC está procurando opções para fechar essa lacuna. A criação de mais uma unidade, aliadas a compra de horas de empresas privadas de treinamento dissimilar é um primeiro passo para reduzir este deficit.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS