Em 16 de dezembro, a Guarda Costeira dos EUA (USCG – U.S. coast Guard) recebeu a nona aeronave de vigilância HC-144 Ocean Sentry equipada com as modificações do programa OSR – Ocean Sentry Refresh para instalação do Sistema de Missão Minotaur. Em setembro passado noticiamos aqui no Site da RFA o recebimento do oitavo HC-144B atualizado.
A aeronave HC-144A, matrícula 2310, que será baseada Estação Aérea da Guarda Costeira (CGAS), em Miami, foi atualizada no Aviation Logistics Center (ALC), na CGAS Elizabeth City Regional (KECG), na Carolina do Norte.
O projeto OSR atualiza as aeronaves com a instalação de novos sistemas de gerenciamento de voo, comunicação, navegação e monitoramento. O Sistema Minotaur é um conjunto de missão que incorpora sensores e radares que trabalham interligados ao OSR, permitindo a coleta, o processamento de informações e a transmissão para estações em terra em tempo real. O Minotaur é de propriedade do governo e operado em várias plataformas dos departamentos de Defesa e Segurança Interna.
Produzido pela espanhola Airbus Military (CASA) a partir do CN-235, o EADS HC-144 Ocean Sentry é uma aeronave turboélice bimotora, usada em missões de busca, resgate e patrulha marítima de médio alcance. A frota de Ocean Sentry da USCG opera a partir das estações aéreas de Cape Cod, Mobile, Corpus Christi e Miami.
Os HC-144 da USCG realizaram cerca de 3.500 missões SAR, salvando mais de 620 vidas, além de mais de 8.400 missões de aplicação da lei, incluindo 890 missões antidrogas. Até 2022, a frota HC-144 da USCG deverá alcançar 200.000 horas de voo.
A conclusão da 10ª aeronave está programada para junho de 2021, e o programa OSR planeja atualizar todos os 18 HC-144 até 2024.
@FFO