A Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG – United States Coast Guard) concedeu à Sikorsky Aircraft Corporation um contrato de até US$ 850 milhões para a aquisição inicial de novos cascos (fuselagens) do helicópteros SH-60T, como parte de um programa para substituição dos atuais MH-60T existentes, que estão chegando ao fim de sua vida útil. Como parte da assinatura do contrato, que vai até 2025, o pedido inicial de 25 fuselagens tem um valor de quase US$ 207 milhões.
De acordo com a guarda costeira, os três primeiros cascos serão usados para validação dos processos de produção da Sikorsky e procedimentos de montagem da guarda costeira, antes de passar à produção plena das próximas 22 unidades. A entrega do primeiro novo helicóptero está prevista para o início de 2023, com cascos subsequentes programados para serem entregues em cadência de um por mês a partir do final de 2023.
O MH-60T Jayhawk é um helicóptero de resgate de médio alcance para todos os climas (MRR) equipado para missões de busca e resgate (SAR). A Guarda Costeira está atualmente concluindo a manutenção estratégica e a renovação para sustentar as operações da frota MH-60T Jayhawk até meados da década de 2030.
Os helicópteros Jayhawk da USCG estão em serviço desde 1990, onde os primeiros MH-60T atingirão o limite de vida útil de 20 mil horas em 2023. Estima-se que 90% da frota atingirá esse limite no ano fiscal de 2028. Sem a condução de um programa de sustentação, a frota corre o risco de parar.
Como resultado, a Guarda Costeira está estendendo a vida útil frota MH-60T por mais 10.000 horas de voo, alinhando as operações diárias com um cronograma de revitalização da frota de 45 helicópteros. A Guarda Costeira examinou várias opções para estender a vida útil de sua frota atual de MH-60T e a solução foi substituir os cascos das aeronaves cujo o ciclo de vida estão terminando. Esses cascos de substituição virão de duas fontes: aeronaves da Marinha SH-60F e SH-60H aposentadas ou cascos recém-fabricados adquiridos do fabricante, a Lockheed Martin/Sikorsky, o qual é o objeto do contrato assinado este mês.
A substituição do casco é apenas um componente do esforço de sustentação do MH-60T. Outros esforços incluem a substituição de componentes dinâmicos selecionados, como as pás do rotor principal, bem como a substituição completa de chicotes elétricos e melhorias em itens aviônicos, além de repatriar itens SAR e operacionais a nova fuselagem.
Esses novos cascos, combinados com as atividades de extensão da vida útil, permitirão à guarda costeira ter uma frota operacional para além de 2030 e na prática todos os 45 MH-60T serão em algum tempo reconstruídos. Todos os trabalhos, tanto para cascos novos, como para as fuselagens ex-USN (SH-60F/H) são responsabilidade do Coast Guard Aviation Logistics Center em Elizabeth City, Carolina do Norte. Atualmente, o processo já está sendo realizados em cascos vindos da USN.
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