O USGC (United States Coast Guard) informou que começou o processo de implantação operacional do MH-65E Dolphin SLEP (Service Life Extension Programme) no final de novembro de 2020.
A produção da configuração MH-65E a partir do modelo MH-65C/D começou em novembro de 2019 com a transferência da série 6522 para o Centro de Logística de Aviação da Guarda Costeira dos EUA em Elizabeth City (NC). O primeiro MH-65E de produção foi entregue ao CGAS Houston (TX) em 14 de julho de 2020 para avaliação. Um segundo MH-65E foi entregue ao CGAS Miami (FL) em 3 de novembro de 2020 e apartir dai, mais seis unidades ficaram prontas. Hoje ambas as Estações Aéreas da Guarda Costeira foram convertidas para o modelo “Echo”, tendo cada uma recebido quatro desses helicópteros.
CGAS Port Angeles (CA) e Barbers Point (HI) serão as próximas estações a receber o MH-65E. A conclusão projetada da conversão de todos 98 MH-65E é prevista para o ano fiscal de 2024.
Para ser elevado ao padrão “E”, cinco componentes estruturais principais precisam ser modificados: o fortalecimento da estrutura; instalação para-brisas; um novo piso central; nova aviônica e novos painéis laterais. Essas melhorias são projetadas de forma que aumentem a vida útil do Dolphin em 10.000 horas de voo.
A atualização para o MH-65E inclui novos aviônicos que dão aos pilotos um aumento em sua consciência situacional e uma redução em sua carga de trabalho na cabine de comando totalmente digitalizada.
A configuração do MH-65E inclui melhorias de confiabilidade e capacidade para o Sistema de Controle de Voo Automático (AFCS – Automatic Flight Control System) e radar de busca de superfície/meteorológico digital, bem como uma suit integrada de Command, Control, Communications, Computers, Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (C4ISR). O helicóptero também possui recursos de busca e salvamento (SAR) atualizados. O MH-65Echo pode ser armado com um Barrett M107CQ 12,7 mm e uma metralhadora M240G 7,62 mm.