USCG avista navios militares chineses no Mar de Bering. Em patrulha de rotina no Mar de Bering nos dias 06 e 07/07, a tripulação do navio Kimball da Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG), encontrou alguns navios militares chineses navegando em águas internacionais, porém dentro da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) americana. A informação foi divulgada em 10/07 pela USCG.
O USCG Kimball, cuja base é Honolulu, no Havaí, detectou três embarcações militares da China cruzando a aproximadamente 124 milhas (200 quilômetros) ao norte do Passo Amchitka, nas Ilhas Aleutas. Adicionalmente, um HC-130J Super Hércules da Estação da USCG de Kodiak avistou um quarto chinês a aproximadamente 84 milhas (135 quilômetros) ao norte do Passo Amukta.
“Os quatro navios da República Popular da China estavam transitando em águas internacionais, mas ainda dentro da Zona Econômica Exclusiva dos EUA, que se estende por 200 milhas náuticas (370 quilômetros) da costa dos EUA”, disse a Contra-Almirante Megan Dean, comandante do 17º Distrito da Guarda Costeira. “A presença naval chinesa operou de acordo com regras e normas internacionais”, completou.
Não foi o primeiro avistamento de navios de guerra chineses perto do Alasca. Em setembro de 2022 , o USCG Kimball avistou um cruzador de mísseis guiados da Marinha Chinesa navegando pelo Mar de Bering. Em setembro de 2021, cúteres da Guarda Costeira no Mar de Bering e no Oceano Pacífico Norte encontraram navios chineses, a cerca de 50 milhas (80 quilômetros) das Ilhas Aleutas.
@FFO