USAFE apresenta o menor TACAN de combate para bases avançadas. A United States Air Force in Europe (USAFE) anunciou no dia 6 de novembro a introdução e integração do novo sistema de Tactical Air Navigation (TACAN), que será usado em implantações de combate aprimoradas com o 1st Combat Communication Squadron (1st CBCS).
O TACAN compacto foi produzido pela Thales, como o conceito operacional que permite as forças armadas estabelecerem uma base operacional avançada com auxílios a navegação em ambientes remotos. O TACAN portátil é robusto, atende ao padrão militar 810 e é rápido para implantar nas pistas existentes ao tentar garantir seu uso.
O MM-7000 TACAN é um sistema portátil e uma das menores, mais leves e móveis estações terrestres disponíveis, capaz de retransmitir com precisão informações de voo para mais de 250 aeronaves simultaneamente. Tem o potencial de melhorar significativamente as operações de combate ágeis (ACE — Agile Combat Employment), fornecendo apoio às tripulações aéreas, permitindo-lhes localizar aeródromos ou zonas de pouso com maior eficiência.
Conforme o sargento-chefe Daniel Carter, Chefe de Operações de Aeródromo do 1st CBCS, o novo sistema TACAN é uma capacidade importante para fornecer às tripulações informações vitais, incluindo a distância até o campo de aviação e o código de IFF específico.
O sistema MPTACAN (Man Portable Tactical Air Navigation) é conhecido por seu eficiente processo de implantação. Ele pode ser configurado rapidamente e tornar-se totalmente operacional em poucos minutos em qualquer local tático não preparado, o que é uma melhoria quando “em comparação com as horas dos sistemas anteriores”.
@CAS