USAF utiliza serviço de REVO comercial pela primeira vez. A USAF contratou pela primeira vez o serviço comercial de reabastecimento em voo (REVO) para atender duas aeronaves durante o exercício Resolute Hunter 23-2. Entre os dias 23 e 29 de junho de 2023, a empresa Metrea Strategic Mobility (MSM) realizou quatro missões REVO transferido um total de 90.000 libras (cerca de 40 toneladas) de combustível em 13 contatos via sistema boom.
As duas aeronaves receptoras da USAF foram um RC-135 Rivet Joint da 55ª Ala Aérea (55th AW) da Base Aérea de Offutt, Nebrasca, que foi o primeiro a receber o combustível, seguido de um E-3 Sentry (AWACS) da 552ª Ala de Controle Aéreo (552th ACW) da Base Aérea de Tinker, Oklahoma.
“Foi apropriado podermos apoiar a USAF neste importante marco na mesma semana do 100º aniversário do reabastecimento em voo. Nossa equipe trabalhou em estreita colaboração com a NAVAIR, o Comando de Combate Aéreo e as unidades receptoras RC-135 e E-3 para o treinamento necessário. Esperamos apoiar outros REVO para a USAF, além de aumentar a demanda para aliados e parceiros”, disse Jon “Ty” Thomas, Chefe do Grupo Aéreo e Espacial da Metrea.
A contratação de REVO comercial não é uma novidade nas Forças Armadas dos EUA, uma vez que o Comando de Aviação da Marinha (NAVAIR) utiliza há muito tempo utiliza os serviços dos KC-707 da Omega Aerial Refueling Services em missões de treinamento e operações de traslados, por exemplo. Lembrando que o sistema REVO da Marinha é do tipo “probe & drogue” (mangueira e cesto)
Como a USAF opera com o sistema “boom” (lança), a demanda por esse tipo de serviço necessitava de aeronaves equipadas com esses equipamentos, o que ocorreu apenas em 2020, com a Omega comprando um KDC-10 da Holanda e a Metrea adquirindo um KC-135R de Cingapura. O primeiro REVO boom comercial foi realizado em abril de 2023, quando um KC-135R da Metrea reabasteceu duas aeronaves de patrulha marítima P-8 Poseidon em uma missão de quatro horas na costa da Flórida, EUA.
Apesar da USAF dispor de uma frota com centenas de aviões-tanque, a aposentadoria de alguns KC-10A Extender, o esgotamento da vida útil dos KC-135 Stratotanker e os constantes atrasos nas entregas de novos KC-46A Pegasus, forçam a busca por serviços comerciais para suprir a alta demanda por esse serviço.
A USAF estima que precisará de cerca de 6.000 horas adicionais de voo REVO por ano, a um custo estimado entre US$ 15.000 e US$ 27.000 por hora de voo em um período de um a 10 anos. Em 2020, a General Maryanne Miller, então Comandante do Comando de Mobilidade Aérea, disse que os serviços REVO comerciais poderiam aliviar a pressão sobre os próprios aviões-tanque, preenchendo a lacuna para missões dos EUA quando há alta demanda no exterior.
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