USAF usa REVO comercial em exercício em Cingapura. A USAF conduziu dia 6 e novembro seu primeiro reabastecimento em voo (REVO) de combate feito por um avião-tanque McDonnell Douglas KDC-10 comercial da empresa Omega Air que reabasteceu caças F-16C/D.
O reabastecimento de translado dos F-16C/D Fighting Falcons da 36th Fighter Squadron (36th FS) da Base Aérea de Osan, na Coreia do Sul, ocorreu como parte do exercício conjunto Commando Sling 23 conduzido em Cingapura.
O evento é um treinamento bilateral da USAF com a Republic of Singapore Air Force (RSAF) é patrocinado pelas Forças Aéreas do Pacífico (Pacific Air Forces — PACAF) e visa melhorar como a nação insular opera com os Estados Unidos.
Este reabastecimento aéreo marcou um grande passo em frente nos esforços da USAF para ampliar esta capacidade de REVO, que nos últimos anos vem sendo reduzida. Há vários anos que o serviço considera aumentar as suas operações de reabastecimento com navios-tanque comerciais.
No início deste ano, um avião-tanque comercial reabasteceu um E-3 Sentry e um RC-135 Rivet Joint durante um exercício do Comando de Combate Aéreo, informou a USAF em um comunicado de 9 de novembro.
O reabastecimento deste mês durante o Commando Sling foi realizado por uma aeronave KDC-10 da Omega Air Refueling N264DE, uma empresa com sede na Virgínia, formada em 2004, que hoje é a principal contratada da US Navy para serviços de reabastecimento comercial desde 2007. Também apoia as forças aéreas de aliados dos EUA, como a Austrália e nações da OTAN.
O tenente-coronel Curtis Holtman, chefe de operações de mobilidade aérea da PACAF, disse que este reabastecimento serviu como uma “prova de conceito” para mostrar que um avião-tanque comercial pode abastecer os caças da USAF durante exercícios e treinamentos, enquanto mantém seus próprios reabastecedores disponíveis para operações reais.
“Se pudermos usar o reabastecimento aéreo comercial para cobrir os movimentos do ponto A ao ponto B para a participação em exercícios em todo o treinamento de prontidão da unidade, isso liberará nossa frota de aviões-tanque de combate para estar pronta para responder aos requisitos de contingência emergentes”, disse Holtman. “Este é outro mecanismo que podemos aproveitar para aumentar a prontidão dos nossos combatentes.”
Holtman disse que os navios-tanque comerciais também deverão reabastecer os caças F-15C Eagle e F-22 Raptor quando o exercício terminar.
@CAS