USAF: US$ 400 milhões por 1500 GBU-53/B StormBreaker. A USAF fechou um contrato de US$ 400 milhões para adquirir mais de 1.500 armas inteligentes Raytheon SDB-II Increment II All-Up-Rounds (AUR) GBU-53/B StormBreaker. A Raytheon Missile Systems, com sede em Tucson, AZ, será a principal contratada para esta venda.
Esta munição de última geração marca um salto significativo na tecnologia de precisão, prometendo atacar alvos, sob quaisquer condições meteorológicas. As capacidades revolucionárias do StormBreaker residem em seu buscador de modo triplo.
O radar de ondas milimétricas corta a neblina, a imagem infravermelha pinta uma imagem nítida na escuridão e o rastreamento a laser semiativo garante precisão exata. Esta versatilidade permite aos pilotos atacar alvos móveis a qualquer hora do dia, em qualquer clima, dando-lhes uma vantagem crucial no combate.
“Alojado em duas plataformas com testes em andamento para outras, o StormBreaker solidificou seu lugar como a principal arma habilitada para rede em todo o Departamento de Defesa”, declarou Paul Ferraro, presidente do Air Power da Raytheon, fabricante da arma. “Com este contrato, continuaremos a evoluir a produção do StormBreaker para atender às necessidades dos militares nos próximos anos.”
Os benefícios do StormBreaker vão além da capacidade ofensiva absoluta. Seu tamanho menor permite que menos aeronaves obtenham o mesmo impacto que munições maiores e dependentes do clima. Isto traduz-se num risco reduzido para as tripulações aéreas, numa maior relação custo-eficácia e, potencialmente, numa presença aérea mais potente, mesmo para forças aéreas mais pequenas.
Atualmente implantado nos F-15E Strike Eagle e F/A-18E/F Super Hornet, a StormBreaker está passando pela integração com o F-35, solidificando ainda mais seu lugar como pedra angular das futuras estratégias de combate aéreo.
@CAS