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USAF: último T-1A danificado por tempestade volta a ativa

28 de janeiro de 2021
O T-1A Jayhawk USAF AF 93-0623/XL na fase final de recuperação (Foto: USAF).

 Após uma forte tempestade em 23 de fevereiro 2016, que assolou a Laughlin AFB, Texas com ventos de 60 mph e granizo do tamanho de uma bola de golfe, cerca de 60 aeronaves foram danificadas. Da frota de instrução do 47th Flying Training Wing, 39 Beechcraft T-1A Jayhawks (Hawker/Beechcraft 400A) foram seriamente danificados e outros 22 Northrop T-38C Talons sofreram danos leves, ao passo que os Beechcraft T-6A Texan II saíram ilesos.

De acordo com Shawn Clay, o gerente de suporte de produto do Escritório do Programa do Sistema T-1 do Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da USAF, o número de Jayhawks danos eram grande demais para apenas uma instalação de reparo. O Comando de Materiais da USAF sugeriu transferir parte da carga de trabalho de reparo de danos de granizo para o 309th AMARG, que ficou com as 10 aeronaves mais danificadas.

Danos a asa de um T-1A em 23 de fevereiro de 2016 (Foto: USAF).

Ao longo dos anos, a 309th  Aerospace Maintenance and Regeneration Group (309th AMARG) fez através do o 576th Aerospace Maintenance and Regeneration Squadron (576th AMRS) reparos em 10 aeronaves T-1A. 

Detalhe dos danos causados pelo granizo no T-1A Jayhawk (Foto: USAF).

Funcionários da AMARG, selecionados a dedo com base em seus níveis de experiência em fuselagem de aeronaves, gerador, elétrica, aviônica e reparo estrutural, receberam seis semanas de treinamento de familiarização com o T-1A na Base Aérea Laughlin. Os documentos de planejamento exigiam a desmontagem do interior do Jayhawk, remoção dos motores, desmontagem do nariz e da área do compartimento de carga da popa, escoramento, verificações de simetria e remoção de cinco películas pressurizadas críticas. Uma vez que as películas de reposição estavam disponíveis para instalação, o trabalho foi revertido visando remontagem. Além disto foi realizada inspeções de corrosão e reparos de reposição em áreas de banheiro em seis das 10 aeronaves. Foram dedicadas 108.000 mil horas-homem nesse programa de reparo e manutenção. 

 Em 17 de dezembro de 2020, o 576th AMRS da Davis-Monthan AFB (AZ) entregou o último dos 10 Beechcraft T-1A Jayhawks danificados, o USAF AF 93-0623/XL, para a Laughlin AFB (TX). os T-1A recuperados pelo 309th AMARG foram os USAF AF 91-0094/XL, 92-0347/XL, 92-0352/XL, 92-0358/XL, 92-0362/XL, 93-0622/XL, 93-0627/XL, 93-0636/XL, 93-0647/XL e o 93-0623/XL.

A USAF opera 177 T-1A Jayhawks com a 12th Flying Training Wing at Randolph AFB (TX), a 14th Flying Training Wing at Columbus AFB (MS), a 71st Flying Training Wing at Vance AFB (OK), a 47th Flying Training Wing at Laughlin AFB (TX) e o 479th Flying Training Group at NAS Pensacola (FL).

Voo de teste me dezembro de 2020 em Davis-Mountain do T-1A USAF AF93-0623/XL (Foto: USAF).

@CAS

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