USAF trabalha para agilizar processo dos seus Boeing E-7 Wedgetail. A USAF busca maneiras de acelerar a entrega dos seus novos Boeing E-7 Wedgetail, cujo primeiro protótipo deverá ser entregue apenas em 2027. A informação foi repassada por Andrew Hunter, secretário assistente do programa de aquisição da USAF, que também reconheceu que não há muito muito o que fazer para que isso aconteça.
Em uma mesa redonda com repórteres realizada em 16/07, durante a RIAT 2022 na RAF Fairford, Inglaterra, Hunter moderou as expectativas sobre a agilização do processo. “Não sei se, em última análise, há uma grande oportunidade de acelerar drasticamente [o processo] e alcançar a capacidade operacional inicial para o Wedgetail”, disse ele.
No mês de abril a USAF anunciou a escolha do Wedgetail como seu futuro vetor de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C), em substituição da sua envelhecida frota de 15 Boeing E-3 AWACS, que deverão ser aposentados em 2023, ou seja, antes da chegada do primeiro E-7 operacional.
A possibilidade de uma haver uma eventual lacuna na transição desses vetores, está causando preocupação entre legisladores, como no caso da Senadora Tammy Duckworth, D-Ill.
Apesar do Wedgetail ser baseado na plataforma do Boeing 737, sua utilização como vetor AEW&C exige a necessidade de equipá-los e prepará-los com sensores e componentes especiais. Hunter disse que a USAF não planeja comprar células de 737 usadas no mercado para posteriormente convertê-las em E-7.
Além disso os futuros E-7 da USAF receberão sistemas e softwares próprios, que ainda estão em desenvolvimento. Esse processo demanda tempo, disse Hunter, mas quando a Boeing liberar a primeira plataforma para configuração, a USAF estará pronta para carregar esses equipamentos na aeronave.
De acordo com Hunter, a USAF adquiriu grande experiência nos últimos anos, principalmente com erros cometidos no processo de certificação da Federal Aviation Administration (FAA), especialmente do helicóptero MH-139 Gray Wolf. Embora não haja garantias, Hunter disse estar confiante na rápida certificação do E-7. Esse processo é padrão, e exige a revisão de todos sistemas e equipamentos de novas aeronaves civis e militares, com a validação de todo seu funcionamento e operacionalidade.
A USAF trabalha em conjunto com seus parceiros australianos e britânicos para saber como acelerar o processo de certificação dos novos vetores. A Royal Australian Air Force (RAAF) opera o Wedgetail há alguns anos, e a Royal Air Force (RAF) está perto de receber sua primeira aeronave, o que deve ocorrer no próximo ano.
A USAF também consultou a Marinha dos EUA, que opera uma grande frota de Boeing P-8 Poseidon, a versão de patrulha marítima do 737. “Há uma comunidade de interesse em torno dessa aeronave, e isso nos dá a oportunidade de trabalhar com nossos parceiros para obter a resposta certa”, disse Hunter.
Embora o projeto do E-7 Wedgetail tenha quase duas décadas, Hunter disse que ele irá fornecerá uma considerável atualização na capacidade AEW, quando comprado aos antigos E-3 Sentry. E seu uso de arquitetura modular de sistemas abertos permitirá que seus radares eletrônicos sejam atualizados regularmente. “A capacidade é impressionante. É uma diferença de noite e dia”, disse Hunter.
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