USAF testa o F-15EX nos céus do Alasca. O objetivo da participação do Boeing F-15EX Eagle II no exercício bianual promovido pela Pacific Air Force (PACAF) na região do Alasca, o Northern Edge, é permitir testes profundos imediatos em um ambiente de combate e interferência eletrônica complexo, visando assim coletar dados essenciais para verificar o que funciona e o que precisa de melhorar.
Northern Edge 21, que ocorre de 3 a 14 de maio, é um exercício projetado para fornecer treinamento avançado e realista de combatentes, desenvolvendo e melhorando a interoperabilidade combinada, aumentando assim a prontidão de combate das forças participantes. Ele foi realizado tendo como base a base conjunta Elmendorf-Richardson no Alasca.
“Na Northern Edge, estamos avaliando como o F-15EX pode funcionar em um ambiente de interferência eletrônica, incluindo aí interferência em GPS, radares e no datalink [Link 16]. O outro principal objetivo é avaliar a interoperabilidade do EX com caças de quarta e quinta geração. Com mais de 60 aeronaves no ar durante cada ‘vul’ (período de vulnerabilidade – o período de tempo em que uma aeronave é vulnerável a danos) no Northern Edge, estamos colocando o jato na função que ele desempenhará uma vez operacional. Até agora, está tendo um desempenho muito bom”.
Major Aaron Eshkenazi – Piloto do F-15EX 85th Test and Evaluation Squadron.
Enquanto estiveram no Northern Edge, os pilotos do F-15EX, engenheiros de teste e outros membros do 85º TES, da 53rd Wing, do 40th Flight Test Squadron e da 96th Test Wing, reuniram diversos pontos e dados de teste, cumprindo assim todos os objetivos de teste pré-agendados, incluindo:
– Desempenho dos avanços tecnológicos e dos subsistemas, como os sistemas do cockpit, como a tela WAD (panorâmica) e o novo capacete, com o Helmet Mounted Cueing System;
– Desempenho do Eagle Passive Active Warning Survivability System, destinado a defender não só o F-15EX, mas outras plataformas conjuntas de quarta e quinta geração
– Desempenho geral do radar
– Interoperabilidade com outras plataformas
“O Northern Edge é o teste de estresse inicial ideal para a plataforma e estamos integrando-o totalmente como qualquer outra aeronave participante. O objetivo dos testes operacionais não é que tudo corra perfeitamente, mas identificar o que precisa ser melhorado, e a Northern Edge, com suas oportunidades de integração da quarta à quinta geração em um ambiente de alcance complexo, nos mostrará exatamente isso”.
Coronel Ryan Messer – Comandante da 53rd Wing
O F-15EX é capaz foi capaz de voar em um exercício como o Northern Edge com segurança em um ambiente operacionalmente complexo e dinâmico porque não é uma plataforma totalmente nova. Muitos dos testes iniciais normalmente exigidos em uma nova plataforma foram realizados durante os testes de voo das outras versões do F-15. Isso também permitiu a integração perfeita entre os testes de desenvolvimento e operacionais entre a 53rd Wing, 96th Wing e o 84TH TES. Foram sete dias de testes com os F-15EX USAF 20-0001 e 20-0002.
“Levar os F-15EXs para Northern Edge a tempo de apoiar o exercício foi uma tarefa gigantesca para todos os envolvidos, dados os prazos apertados entre a entrega da aeronave e o início da operação. Apesar do primeiro F-15EX chegar a Eglin AFB a menos de um mês e meio atrás, e o segundo a menos de duas semanas, ambas as aeronaves chegaram a tempo para Northern Edge 21. Isso fala muito sobre o esforço de teste integrado e a confiança que nós temos na plataforma para oferecer capacidade de combate desde o início. O final do exercício representará apenas o início do teste EX, mas comprova que os esforços dos testes rápidos de integração DT/OT (teste de desenvolvimento/teste operacional) valeram a pena”.
Major Brett Hughes, piloto do F-15EX – 40th TFS
Durante o Northern Edge, alguns pilotos estão voando no F-15EX pela segunda vez, o que mostra como é suave a transição do F-15C para o F-15EX. Além disso, o F-15EX está voando com o Suite 9.1 “X,” uma versão do Operational Flight Program Suite 9.1, que é comparável ao Suite 9.1 “RR” que os F-15E e F-15C estão testando e preparando para o serviço operacional.
@CAS