USAF testa novo conceito de PNT em um AgilePod. O Strategic Development Planning & Experimentation (SPDE) vinculado ao Air Force Research Laboratory (AFRL) da Força Aérea Americana, juntamente com o Naval Surface Warfare Center, deram em abril deste ano, mais um passo decisivo para tornar o novo conceito de operações de Precisão, Navegação e Tempo (PNT – Position, Navigation and Timing) uma realidade. Isto porque foi possível demonstrar as tecnologias do conceito PNT fundidas em um Agilepod, durante seis surtidas bem-sucedidas da chamada Fase I. Os voos foram feitos por um Northrop T-38C do 586th Test Flight Squadron da Holloman AFB, a partir do aeroporto de Centennial, Colorado. A Fase II de testes está programada para agosto de 2021.
De acordo com o Maj Andy Cottle, Líder de Experimentação Operacional da SDPE para Complementary-PNT, as surtidas exploraram um conceito de operações desenvolvidas com o objetivo de repensar a abordagem dos Serviços de PNT, adaptando arquiteturas de software aberto com tecnologias existentes de PTN, como Vision Navigation (VisNav), Signals of Opportunity (SoOP) e Magnetic Anomaly Navigation (MAGNAV). Ele explicou que as surtidas demonstraram com sucesso que um sistema VisNav/SoOP fundido poderia funcionar dentro do AgilePod em uma ampla gama de aeronaves e condições operacionais.
“PNT não é um desafio novo para a USAF, e sabemos que o domínio incontestado dos céus não está garantido e não podemos ser complacentes”, disse Cottle. “Esse conceito reconhece que uma única tecnologia alternativa-PNT não vai nos dar uma vantagem contra nossos adversários, enquanto eles tentam interromper as fontes tradicionais de GPS. Precisamos pensar de forma diferente sobre as maneiras de empregar essas tecnologias juntas para alcançar os efeitos desejados”.
Os testes realizados até aqui foram apenas a primeira fase de uma série de testes de voo que visam explorar rapidamente a utilidade operacional deste conceito. Na Fase II será realizada em agosto, na Nellis AFB e novamente reunirá o AgilePod e um T-38 do 586th TFS.
“É disso que se trata a experimentação”, disse Rudy Klosterman, Chefe da Divisão de Experimentação e Prototipagem da SDPE. “Estamos reunindo planejadores, cientistas, engenheiros e operadores para rapidamente e com custo relativamente baixo, explorar vantagens competitivas, compreender a utilidade operacional, desenvolver CONOPS [conceitos operacionais] e ajudar a Força Aérea a garantir que as capacidades em desenvolvimento atendam aos mudanças nas demandas do campo de batalha”.
O novo conceito de PNT associado ao AgilePod tem por objetivo é criar uma sistema de Precisão, Navegação e Tempo que seja alternativo ao GPS, permitindo que a USAF e US Navy consigam navegar mesmo em espaço aéreo contestado e com bloqueio em sistemas de PTN tradicionais.
@CAS