• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USAF testa novamente o lançamento de armamentos em pallets

24 de julho de 2021
USAF testa novamente o lançamento de armamentos em pallets (Foto: USAF).

USAF testa novamente o lançamento de armamentos em pallets. O Programa de Experimentação Rapid Dragon, da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), novamente demonstrou com sucesso, o BLOS C2 (Beyond Line of Sight Command-and-Control), um sistema armas paletizadas, onde mísseis de cruzeiro AGM-158B Air-to-Surface Standoff Standoff (JASSM-ER), são embarcados em pallets especialmente projetados para acomodar armamentos, a bordo de aeronaves transporte, como os MC-130J Commando II do AFSOC.

A demonstração foi conduzida em associação com o Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC – Air Force Special Operations Command) e o Comando de Operações Especiais dos EUA (USSOCOM – US Special Operations Command) Det 1, e foi realizada na primeira quinzena do mês de maio, durante o exercício Northern Edge 21 (NE21), sob responsabilidade do Comando Indo-Pacífico dos EUA, no Joint Pacific Alaska Range Complex, Golfo do Alasca.

O Programa Rapid Dragon, anteriormente denominado Programa de Munições Paletizadas, é uma campanha de pesquisa acelerada liderada pelo Escritório de Planejamento e Experimentação Estratégico da Força Aérea (SDPE – Strategic Development Planning and Experimentation Office), parte do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL – Air Force Research Laboratory), para avaliar a utilidade operacional de entregar grandes volumes de armamentos de longo alcance, através de cargas paletizadas em aeronaves de transporte. O SDPE apóia os esforços de planejamento de desenvolvimento da força aérea, examinando a utilidade operacional de tecnologias emergentes e potenciais conceitos operacionais por meio de esforços de experimentação e demonstração.

O Rapid Dragon avança uma capacidade roll-on/roll-off que utiliza procedimentos padrões de lançamento de carga aérea, transformando aviões de transporte em plataformas de ataque, sem a necessidade de modificação das aeronaves. Essa tática complementae e/ou amplia a capacidade de ataque de caças táticos e bombardeiros estratégicos da Força Aérea.

Em um teste anterior de um Sistema de Arma Paletizada JASSM-ER instrumentado em White Sands Missile Range em março, o SDPE usou o Conjunto de Pára-quedas de Carga G-11 da Mills Manufacturing para estabelecer um novo recorde de altitude de implantação não divulgado para o programa Rapid Dragon.

Fonte: Janes Defense

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login