Entre 05 e 13 de abril, o Destacamento do Centro de Teste C-130 Hercules, do Comando da Reserva da Força Aérea da Guarda Aérea Nacional dos EUA (AATC), da Base Aérea de Little Rock, Arkansas e a 182nd Airlift Wing (182nd AW) de Illinois, realizaram na Base Aérea de USAF em Davis-Monthan, Arizona, testes do LITENING Targeting Pod (TGP) em duas aeronave C-130H Hércules.
O LITENING TGP é um sistema de mira multissensor de alta resolução, usado para localizar e marcar um conjunto de alvos simultaneamente. Equipa aeronaves de caça e bombardeiros da USAF, especificamente os C-130 Hércules, para monitorar uma área operacional e rastrear alvos designados. Para os testes, o AATC e a 182nd AW empregaram duas aeronaves C-130H da Guarda Aérea Nacional (ANG) e do Comando da Reserva da Força Aérea (AFRC), que objetivaram determinar as vantagens do uso do TGP em missões operacionais.
As equipes estão trabalhando em conjunto para a integração do LITENING TGP com o C-130H, visando a precisão dos lançamentos aéreos, com a plotagem das coordenadas e a localização dos pontos de interesse. Entre as vantagens implementadas, será possível localizar e evitar áreas hostis, marcar objetos sensíveis, como pessoas ou estruturas civis, além de rastrear os suprimentos após serem lançados em voo, por exemplo.
Os voos contaram com o apoio do 563rd Rescue Group (563rd RQG) de Davis-Monthan, que forneceu e equipou os C-130H com equipamentos de lançamentos aéreo, bem como coordenou com o Aeroporto Regional de Marana, as autorizações do local de lançamento (drop zone), onde ocorreram os testes.
@FFO