USAF testa a GBU-72, projetada para destruir Bunkers. A USAF completou no dia 7 de outubro uma série de testes feitos a partir da Eglin AFB – Florida, para validar os parâmetros da bomba JDAM GBU-72 Advanced 5K Penetrator. Os testes foram feitos empregando um F-15E AF 86-0185/ET do 40th FTS ds 96th Test Wing, que efetivou um lançamento real a 35.000 pés.
O lançamento da bomba de 5.000 libras (2.268 kg) marcou o fim de uma série de testes planejada pelo 780th Test Squadron (780th TS) e executado pelo 40th Flight Test Squadron (40th TES), que é vinculado a 96th Test Wing. Ao atingir o alvo, a GBU-72 encerrou uma fase que começou com uma série de estudos e incluiu um primeiro carregamento no pilone central do F-15E, seguido de um voo e posterior liberação da arma inerte (sem carga explosiva) em 23 de julho. Os objetivos dos testes eram mostrar que a GBU-72 poderia ser instalada e liberada com segurança da aeronave, bem como validar um kit JDAM (Joint Direct Attack Munition) de uma munição de 2.000 libras modificado para controlar e navegar uma arma de 5.000 libras.
A série de testes do dia 7, considerada um sucesso pela Directorate’s Direct Attack Division da USAF, consistiu em três voos. Esses voos se tornaram muito mais complexos que os anteriores, já que este foi o primeiro lançamento real da GBU-72. Além da série de testes de voo bem-sucedidos em voo, foram previamente efetivados uma série de testes em solo, incluindo uma várias detonações terrestres em Eglin, no maior teste “a céu aberto” já realizado no campo de tiro da base. A ogiva foi cercada por sensores de pressão de explosão e equipamentos usados para contar os fragmentos para determinar a letalidade da bomba.
O sucesso da série de testes de voo dependeu dos planejadores do 780th TS e das tripulações do 40th FLTS que fazerem as escolhas certas, criando novos procedimentos e ajustando-se rapidamente para garantir que a arma fosse lançada corretamente e que a missão permanecesse dentro do cronograma.
“Séries de testes dessa magnitude nunca são bem-sucedidas, no geral, por causa de apenas uma única pessoa ou organização”, disse Ronald Forch, engenheiro de programação do 780th TS sobre os esforços dos testes de solo e voo GBU-72. “Em última análise, eles são bem-sucedidos porque o engenheiro de teste é capaz de desempenhar um papel muito semelhante ao de um maestro sinfônico guiando a execução de uma série de milagres consecutivos – nenhum mais importante do que o outro.”
A GBU-72 foi desenvolvido para superar desafios de acertar e destruir alvos subterrâneos fortificados. Ela foi desenhada para equipar caças e bombardeiros. O projeto da arma e sua eficácia foram desenvolvidos usando técnicas e processos avançados de modelagem e simulação antes que a primeira ogiva fosse forjada. Sua letalidade deve ser substancialmente maior em comparação com armas semelhantes, como a GBU-28. O programa GBU-72 agora passa para voos de teste de integração do kit de JDAM e testes de desenvolvimento operacionais previstos para 2022.
Fonte: Eglin AFB
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