USAF terá esquadrão experimental de drones Loyal Wingman em 2024. A USAF deverá ativar em 2024 um esquadrão experimental de Aeronaves de Combate Colaborativas (CCA – Collaborative Combat Aircraft), também conhecidas como Loyal Wingman (Ala Leal). Isto ocorrerá antes da efetiva aquisição dos CCA, revelou Thomas Lawhead, vice-chefe do Estado-Maior da Força, durante uma palestra realizada no Mitchell Institute em 15 de novembro.
“Começaremos em uma unidade experimental [de operações] a partir do próximo ano, com a qual abordaremos como realmente iremos operar os nossos CCA” disse Lawhead.
O CCA é um drone de combate (UCAV) projetado para atuar em missões isoladas, e esquadrilhas não tripuladas, ou ao lado de caças tripulados, por isso são conhecidos como Loyal Wingman. O secretário da USAF, Frank Kendall, revelou no início deste ano a intenção de adquirir 1.000 CCAs para voar ao lado de caças avançados.
“Como será o esquadrão de caça do futuro? Será um esquadrão de 24 [aeronaves] com 12 CCAs ou 48 CCAs anexados a eles como parte do esquadrão? Eles estão separados? Qual é o ritmo diário de combate desses CCAs? Avançamos a implantação e… mantemos um pequeno número para testes e treinamento, e então fazemos uma predominância [de] nosso treinamento real tripulado na arena virtual? Todas essas questões e muito mais são o que o esquadrão experimental pretende abordar”, acrescentou Lawhead.
@FFO