Helicópteros Mil Mi-24 ‘Hind’ não são até comuns em shows aéreos no Estados Unidos, já seu emprego pela USAF não. Porém isto não significa que ela – a Força Aérea Americana, não tenha feito uso desse clássico helicóptero de origem soviética.
Isto aconteceu na semana passada, quando a comunicação social da 355th Wing divulgou oficialmente que o 55th Rescue Squadron vinculado ao Air Combat Command da USAF tem feito treinamentos com dois helicópteros de ataque Mi-24 na Davis-Monthan AFB nos arredores de Tucson, Arizona. Estes treinamentos vem sendo feitos desde 2019, mass só no ano passado eles começaram a ser públicos.
“Esta é a primeira vez que este treinamento foi feito fora da escola de armas na Base Aérea Nellis. Este é um grande passo que demos para aumentar nossa capacidade de treinamento, já que é a primeira vez que treinamos fora do HH-60G Pave Hawk versus HH-60G. Este treinamento nos permite ver as capacidades de outras aeronaves em comparação com nossas próprias táticas e procedimentos”.
Capitão da USAF Kurt Wallin – Comandante do 55º RS
Este treinamento aéreo dissimilar entre o HH-60G Pave Hawk da USAF e o Mi-24 ‘Hind’ russo, que está em serviço em aproximadamente 48 países – alguns deles adversários potenciais das forças americana, permite que o esquadrão entenda as características de um potencial adversário durante missões de C-SAR.
Os helicópteros de ataque Mi-24 ‘Hind usados na simulação de ameaças em missões de Combat-SAR Davis-Monthan, pertencem à empresa Tacoma, VTS Aviation LLC (VTSA) baseada em Washington e System Studies & Simulation (S3) Inc. de Huntsville, Alabama. eles tem matrículas 118 e 120
De acordo com um artigo de 15 de março de 2018 na Vertical Magazine do jornalista Elan Head, os dois Mi-24 usados nos exercícios de treinamento em Davis-Monthan vieram da Bulgária. São dois Mi-24D ‘Hind’ que pertenciam ao acerbo do Museu do Ar da Guerra Fria até o local ser fechado em 2017, quando foram revisados e enviados aos EUA. Antes de voar em Davis-Monthan ambos serviram em 2018 como aeronave de simulação de ameaças realistas para os fuzileiros navais americano (USMC).
@CAS