USAF substituirá os A-10 da Coreia do Sul por caças de quarta e quinta geração. A USAF dará início a substituição dos jatos de ataque A-10 Thunderbolt II baseados na Coreia do Sul por aeronaves multifuncionais de quarta e quinta geração. Os veneráveis Thunderbolt II da Base Aérea de Osan serão substituídos por novos F-35A, F-15EX e F-16 modernizados.
Os 24 Thunderbolt II do 25º Esquadrão de Caça (25th FS) serão retirados da Coreia do Sul entre janeiro e setembro de 2025 (final do ano fiscal). Além disso, os atuais F-16 da Sétima Força Aérea (Comando da USAF na Coreia do Sul), estão passando por atualizações de aviônicos, sistemas de armas e sobrevivência, para que tenham capacidades aproximadas aos aviões de quinta geração.
“Essa mudança representa uma atualização fundamental nas capacidades da USAF, reforçando seu compromisso de manter uma postura de força avassaladora na região [ indo-pacífico ] e para se adaptar às ameaças globais em evolução”, afirmou a USAF em nota.
Operando em conjunto com os F-16 modernizados, os F-35A Lightning II, furtivos e equipados com avançados sensores, melhorarão a consciência situacional e eficiência em combate. Os multifuncionais F-15EX Eagle II, por sua vez, fornecerão capacidade ampliada de superioridade aérea e ataque ao solo.
“Ao introduzir aeronaves avançadas de quarta e quinta geração na região do Pacífico, estamos aprimorando significativamente nossas capacidades gerais de combate aéreo no teatro coreano”, afirmou o Tenente-General David Iverson, Comandante da 7ª Força Aérea.
@FFO