USAF revela novas imagens do novo bombardeiro B-21 Raider. A USAF divulgou na terça-feira (07/03) duas fotos inéditas do novo bombardeiro furtivo Northrop Grumman B-21 Raider. As imagens inéditas foram captadas em 28 de novembro de 2022, seis dias antes da apresentação oficial realizada nas instalações da Air Force Plant 42, em Palmdale, Califórnia.
Uma das imagens foi feita de um ponto elevado, e fornece uma visão mais ampla do bombardeiro furtivo e seu característico design de asa voadora, similar ao B-2 Spirit. Também é possível notar as entradas dos motores mais discretas, possivelmente com o objetivo de reduzir a assinatura radar.
O B-21 Raider é um bombardeiro furtivo de longo alcance e alta capacidade de sobrevivência, projetado para substituir gradativamente de envelhecidos B-1 Lancer e B-2 Spirit. Com capacidade nuclear, o novo bombardeiro de sexta geração será um importante componente do futuro sistema de ataque global e dissuasão dos Estados Unidos. A USAF deve adquirir pelo menos 100 dessas aeronaves, a um custo unitário estimado em aproximadamente US$ 730 milhões.
Pelo menos seis Raiders estão na linha de produção em vários estágios de montagem. A Northrop Grumman planeja que o voo inaugural do B-21 ocorra ainda neste ano.
O nome “Raider” foi escolhido para homenagear o Doolittle Raid da Segunda Guerra Mundial, quando 80 aviadores e 16 bombardeiros B-25 Mitchell, liderados pelo Tenente-Coronel James “Jimmy” Doolittle, realizaram uma operação aérea que mudou o curso do conflito. O espírito dos “Doolittle Raiders” serviu como inspiração para o nome do novo bombardeiro B-21 da USAF.
@FFO