USAF retira restrições da frota de KC-135 Stratotanker. Engenheiros da USAF encontraram uma falha pontual no sistema elétrico dos KC-135 Stratotanker, que acabaram fazendo com que dois jatos “despencassem inesperadamente”, no início deste ano. Desta forma, em 15 de outubro, foram retiradas todas as restrições que estavam impostas sobre a frota Stratotanker.
No mês de maio, problemas no circuito elétrico que alimenta um componente do piloto automático, fez com que os dois KC-135 entrassem em uma atitude de voo inesperada, em voo picado em direção ao solo. Felizmente as tripulações conseguiram evitar a queda das aeronaves.
Na quarta-feira (20/10), o Capitão Frederick Wallace, porta-voz do Air Mobility Command (AMC), informou que o componente eletrônico defeituoso foi substituído, e o sistema voltou a funcionar normalmente.
A USAF havia emitido uma orientação para que tripulantes dos KC-135 com atualização Block 45, que inclui melhorias no sistema de piloto-automático, não usassem esse sistema abaixo de 10.000 pés de altitude. Até o momento a atualização “Block 45” foi instalada em cerca de 200 aeronaves, de um total estimado de 399 aeronaves.
Os investigadores descobriram que o piloto-automático não comandou, de fato, o “pitch down”, e a análise mostrou que o sistema não estava ligado quando ocorreram os incidentes.
Conforme o Air Force Times, a documentação informou que os pilotos dos dois KC-135 não conseguiram desconectar o piloto automático usando a chave takeoff/go-around/disconnect ou as entradas de compensação do estabilizador. Um incidente ocorreu a 2.500 pés de altitude, durante um circuito de tráfego.
Os Stratotankers estão em operação desde 1957, e são implantados em todo o mundo em missões de reabastecimento em voo e evacuação aeromédica, em unidades ativas da Guarda Aérea Nacional e da Reserva da Força Aérea.
A USAF possui cerca de 390 KC-135, mas planeja reduzir a frota para 376 no ano fiscal de 2022, abrindo espaço para o novo KC-46 Pegasus. O Congresso ainda está considerando essa proposta como parte da política de defesa anual e projetos de lei orçamentária.
Fonte: Air Force Times
@FFO