USAF reforça sua presença no Japão enviando mais caças F-16 e F-22. A USAF enviou recentemente para a Base Aérea de Kadena, no Japão, mais caças F-22 Raptor e F-16 Figthning Falcon, enquanto segue retirando de operação os últimos F-15C Eagles. Kadena AFB é a principal base de apoio da USAF na região do Pacífico.
Os F-16s são do 77º Esquadrão Expedicionário de Caça (77th EFS) de Shaw AFB, na Carolina do Sul, enquanto os F-22s são do 525º Esquadrão Expedicionário de Caça (525th EFS) da Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca.
Os caças que chegaram no Japão, se uniram aos F-22 Raptors do 27º Esquadrão Expedicionário de Caça (27th EFS) da Base Conjunta Langly-Eustis, Virgínia, e alguns envelhecidos F-15C Eagles — essenciais para a instalação desde o final da década de 1970 — que estão chegando ao fim de sua vida útil.
O site Stars and Stripes foi o primeiro a relatar a chegada dos novos caças. Uma porta-voz da 18ª Ala de Kadena confirmou sua presença das novas aeronaves, e ainda disse que “há alguns F-15C Eagles restantes que aguardam para serem eliminados”.
Desde outubro de 2022, os F-15C tem deixado o Japão, em um processo lento, desde a decisão da USAF de substituí-los por uma rotação de caças de quarta e quinta geração. Por questões de segurança, o Comando da 18ª Ala se recusa a revelar quantos F-15Cs ainda estão em Kadena. No mês de agosto passado, quatro Eagles foram transladados para os EUA, e não há informação oficial quando o último deixará o Japão.
Futuramente, espera-se que até 36 novos F-15EX Eagle II componham uma unidade de caça permanente em Kadena, substituindo os F-15C Eagle. A data prevista para isto ocorrer é 2026. Junto a isso, uma Unidade de F-35 será implantada na Base Aérea de Misawa, no Japão.
A Base Aérea de Kadena é a instalação da USAF mais próxima de Taiwan, por isso é considerada um local estratégico e essencial para os EUA em sua competição com a China. Nos últimos dois anos tem mantido regularmente caças de última geração no local. Recentemente, os F-22 da Base Conjunta Pearl Harbor-Hickam, no Havaí, participaram de uma rotação de seis meses em Kadena.
Atualmente, a frota de caças da USAF enfrenta uma demanda operacional pesada. Mais F-15, F-16 e A-10 estão sendo enviados ao Oriente Médio em meio à crescente tensão entre Israel e o Irã, enquanto Esquadrões de Caças estão ampliando sua participação para reforçar o poder aéreo dos EUA na região.
Fonte: AF&M
@FFO