A USAF está realizando um processo de modificação interna de oito aeronaves Boeing C-40, com objetivo de melhorar as acomodações dos tripulantes em missões prolongadas. Quatro C-40B (versão transporte autoridades) e quatro C-40C (versão de apoio e transporte) do Air Force Reserve Command (AFRC), deverão ter suas modificações finalizadas até maio deste ano.
A modificação inclui a instalação de dois assentos que reclinam 180º na área de descanso, para que os pilotos extras possam dormir durante longas missões. Além disso, será alterado o projeto dos circuitos do sistema elétrico dos aviões, permitindo que as iluminação da área de descanso da tripulação sejam acionadas independentemente das luzes da cabine de passageiros. Uma cortina de isolamento acústico será instalada na área de descanso da tripulação.
“Antes de iniciar esta modificação, os assentos de descanso da tripulação de oito das onze aeronaves da frota, não atendiam aos requisitos de descanso da tripulação da USAF e da FAA. Garantir que a tripulação descanse o suficiente é uma questão de segurança importante e a modificação aborda isso e atende a todos os clientes, além dos requisitos regulamentares”, disse Louis Tenbrink, Gerente do Programa C-40 da Presidential and Executive Airlift Directorate.
As alterações eliminam a necessidade de paradas para descanso da tripulação, e permitem o transporte de uma tripulação extra, expandindo muito o tempo das missões para além das 16 horas atuais.
“Nosso foco é fornecer aos altos líderes da nação, transporte seguro e confiável para qualquer lugar do mundo. A modificação melhora a segurança e reduz o tempo geral de viagem. Estou orgulhoso da equipe C-40 da Base Aérea de Tinker, enquanto eles continuam a fornecer capacidade crítica de forma inovadora para os nossos importantes passageiros”, disse o Brigadeiro General Ryan Britton, Diretor Executivo do Presidential and Executive Airlift Directorate.
O C-40B/C é a versão militar do Boeing 737-700 BBJ, utilizada pela USAF desde 2002 como aeronaves de transporte executivo dos líderes de alto escalão dos EUA, membros do Congresso, Chefes de Gabinetes e Comandantes de Unidades Militares, em missões por todo o mundo. A versão “Bravo” é a versão de transporte executivo para até 32 passageiros, usada como um “escritório aéreo”, pois conta com uma suíte de comunicações seguras de dados e voz de alta qualidade. O “Charlie” atua como transporte de passageiros, não possui o complexo sistema de comunicação, e pode ser configurado internamente para receber entre 42 e 111 assentos. A frota da USAF possui onze aeronaves, sendo quatro Boeing C-40B e sete Boeing C-40C:
C-40B AF 01-0015 (c/n 32916/979)
C-40B AF 01-0040 (c/n 29971/684)
C-40B AF 01-0041 (c/n 33080/1089)
C-40B AF 02-0042 (c/n 33500/1223)
C-40C AF 02-0201 (c/n 30755/545)
C-40C AF 02-0202 (c/n 30753/481)
C-40C AF 02-0203 (c/n 33434/1211)
C-40C AF 05-0730 (c/n 34807/1908)
C-40C AF 05-0932 (c/n 34808/2008)
C-40C AF 05-4613 (c/n 34809/2141)
C-40C AF 09-0540 (c/n 40706/3512)
@FFO