USAF recebeu sua primeira aeronave elétrica do tipo eVTOL. A USAF recebeu sua primeira aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), fabricada pela empresa Joby Aviation. A entrega aconteceu no último dia 25 de setembro, na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, e ocorreu seis meses antes da programação originalmente prevista.
A USAF está estudando o uso potencial de aeronaves elétricas para operações de transporte logístico de curto e médio alcance com baixos custos operacionais. A aeronave da Joby será usada em suporte às operações nos campos de teste de Edwards AFB, e no transporte de pessoal em torno da base. A 412ª Ala de Testes (412nd TW) e a Escola de Pilotos de Testes da USAF (TPS) serão as unidades responsáveis por avaliar o desempenho e a capacidade dos eVTOL.
O eVTOL da Joby Aviation tem capacidade para transportar até cinco pessoas, por distâncias de aproximadamente 240 km com uma única carga de bateria, voando a uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 320 km/h (170 kt). Pode ser comandado por um piloto a bordo, ou operado remotamente.
A entrega do primeiro eVTOL para a USAF é parte do AFWERX, um programa que tem como objetivo promover a cultura de inovação no Departamento. A Joby recebeu um contrato de US$ 131 milhões para desenvolver a aeronave elétrica para o projeto Agility Prime, que deverá entregar até nove eVTOL para a USAF e outras agências federais.
A NASA também receberá o eVTOL da Joby para avaliações e pesquisas que, juntamente com os dados levantados pela USAF, servirão para avaliar a utilização desse novo tipo de aeronave, o que no futuro irá beneficiar a indústria de táxi aéreo comercial.
A Joby espera entregar o segundo eVTOL para a USAF no início de 2024.
@FFO