• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USAF recebeu os primeiros F-15E com EPAWSS

29 de janeiro de 2025

A U.S. Air Force F-15E Strike Eagle aircraft arrives at RAF Lakenheath, England Jan. 15, 2025. The F-15E Strike Eagles aircraft are equipped with the Eagle Passive/Active Warning and Survivability System marking the delivery of the first F-15E’s integrated with one of the world’s most advanced electronic warfare suites in the European theater.

USAF recebe os primeiros F-15E com EPAWSS. Uma aeronave F-15E Strike Eagle da USAF chega à RAF Lakenheath, Inglaterra, em 15 de janeiro de 2025. As aeronaves F-15E Strike Eagles são equipadas com o Eagle Passive/Active Warning and Survivability System, marcando a entrega dos primeiros F-15E integrados a um dos conjuntos de guerra eletrônica mais avançados do mundo no teatro europeu. Foto: USAF.
USAF recebeu os primeiros F-15E com EPAWSS. Uma aeronave F-15E Strike Eagle da USAF chega à RAF Lakenheath, Inglaterra, em 15 de janeiro de 2025. As aeronaves F-15E Strike Eagles são equipadas com o Eagle Passive/Active Warning and Survivability System, marcando a entrega dos primeiros F-15E integrados a um dos conjuntos de guerra eletrônica mais avançados do mundo no teatro europeu. Foto: USAF.

USAF recebeu os primeiros F-15E com EPAWSS. O primeiro par de aeronaves F-15E Strike Eagle equipadas com o Sistema de Alerta Passivo/Ativo e Sobrevivência Eagle (EPAWSS) retornou à 48ª Ala de Caça da Força Aérea dos EUA na RAF Lakenheath, Reino Unido.

A 48th Fighter Wing (48th FW) é a única ala de F-15 baseada na Europa que hospeda dois esquadrões de caça equipados com os F-15E Strike Eagle. Ambos os esquadrões, o 494th FS e o 492th FS, receberam uma aeronave cada.

“Ter o EPAWSS operacional na RAF Lakenheath aumenta significativamente nossa capacidade de detectar e combater ameaças, garantindo a segurança e a eficácia de nossas tripulações”, disse o comandante do 494th FS, Tenente-Coronel Timothy Causey.

“Este avançado sistema de guerra eletrônica, quando combinado com os F-35s, atua como um poderoso multiplicador de força, transformando nossas operações e amplificando o impacto da 48ª Ala de Caça no campo de batalha.”

O conjunto de sistemas foi projetado BAE Systems para as frotas F-15E e F-15EX. Um contrato de produção de taxa integral de US$ 616 milhões foi concedido recentemente à Boeing para a suíte, com data de conclusão prevista para 2030.

O EPAWS é um avançado sistema de guerra eletrônica totalmente digital, que aumenta a capacidade de sobrevivência da aeronave em ambientes altamente contestados, permitindo uma penetração mais profunda da aeronave no espaço aéreo inimigo. O conjunto de sistemas BAE fornece à frota F-15E e F-15EX soluções de alerta de radar, geolocalização, consciência situacional e autoproteção contra ameaças de superfície e aéreas.

O sistema é menor e mais leve que os sistemas de guerra eletrônica anteriores e apresenta um design modular que garante novos recursos e atualizações futuras. Além disso, ele vem com um sistema dispensador de contramedidas de queima e queima AN/ALE-47 totalmente integrado.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login