

USAF recebeu o último MC-130J Commando II produzido pela Lockheed Martin. A Lockheed Martin recentemente entregou para a USAF o último MC-130J Commando II, encerrando a linha de produção do modelo após 14 anos. A aeronave foi recebida pela 58ª Ala de Operações Especiais (58th SOW), sediada na Base Aérea de Kirtland, Novo México.
Matriculado 22-5994, o último MC-130J produzido pela Lockheed Martin deixou a linha de produção de Marietta, na Geórgia, no final de 2024. Posteriormente ele foi enviado para o Rapid Development Integration Facility, na Base Aérea de Wright-Patterson, em Ohio, responsável pelas últimas modificações no Commando II.
Finalmente, no último dia 15 de janeiro o #5594 pousou em Kirtland AFB, onde foi designado para a frota do 415º Esquadrão de Operações Especiais (415th SOS) “Nightstalkers”, unidade subordinada à 58th SOW.
Baseado no avião de transporte C-130J Super Hércules, o MC-130J Commando II é uma versão especialmente modificada para as Forças Especiais da USAF. Esses aviões foram projetados para atuar em missões de infiltração, exfiltração, ressuprimento aéreo e reabastecimento em voo para unidades e outras aeronaves e helicópteros das forças operações especiais.
Com oito MC-130J na sua frota, o 58th SOW agora reúne em Kirtland AFB o primeiro Commando II (recebido em 2011) e o último avião deste modelo produzido pela Lockheed Martin.
Fonte: USAF
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO