• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USAF recebeu o terceiro “farejador nuclear” WC-135R Constant Phoenix

18 de dezembro de 2023
USAF recebeu o terceiro "farejador nuclear" WC-135R Constant Phoenix (Fotos: USAF).
USAF recebeu o terceiro “farejador nuclear” WC-135R Constant Phoenix (Fotos: USAF).

USAF recebeu o terceiro “farejador nuclear” WC-135R Constant Phoenix. O 45º Esquadrão de Reconhecimento (45th RS), subordinada à 55ª Ala Aérea (55th AW) da USAF, recebeu o seu terceiro – e último WC-135R Constant Phoenix. Com essa aeronave, apelida de “Nuke Sniffer” (farejador nuclear), a Unidade especial da USAF completa a sua dotação após a transição dos envelhecidos WC-135C/W.

A aeronave, matrícula 64-14829, foi recebida em 04 de dezembro na Base Aérea de Offutt (código de cauda OF), Nebraska, sede da 55ª Ala Aérea. ele se une a frota composta por outros dois WC-135R, matrículas 64-14836 e 64-14831, recebidos em julho de 2022 e maio de 2023. Eles substituíram dois envelhecidos WC-135C/W, equipados com antigos motores Pratt & Whitney TF-33 e cockpit com aviônicos originais.

A principal missão dessas aeronaves especiais é a coleta de amostras atmosféricas em busca de partículas e gases que indiquem atividades nucleares. Esta monitoração garante a conformidade do Tratado de Proibição e Limitação de Testes Nucleares assinado por diversas nações em 1963. A operação dos equipamentos embarcados nos WC-135 fica a cargo de militares e profissionais do Destacamento 1 do 21º Esquadrão de Vigilância (21st SS).

Apesar da célula do #829 ter sido fabricada em 1964, originalmente como um avião-tanque KC-135 Stratotanker, recentemente ele passou por conversão nas instalações do 645º Grupo de Sistemas Aeronáuticos (645th ASG), conhecido como “Big Safari”. No local ele foi completamente revisado e modernizado, recebendo motores turbofan CFM56 e cockpit com aviônicos digitais.

“Uma frota com três jatos fornece muito mais flexibilidade e capacidade de coleta de amostras em diversas partes do mundo, o que é especialmente importante à medida que aumenta o número de potenciais inimigos nucleares”, disse o Comando da Offut AFB em comunicado.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login