

USAF recebeu o seu 500º caça de quinta geração F-35A Lightning II. A USAF anunciou em 21/08 o recebimento do seu 500º caça F-35A Lightning II, atingindo um marco impressionante na transição para a quinta geração do seu poder aéreo. A aeronave fez parte de um lote de três jatos entregues no mês passado para a 125ª Ala de Caça (125th FW) “Thunders” da Guarda Aérea Nacional (ANG) da Flórida, em Jacksonville.
A chegada dos três novos F-35A em Jacksonville dão continuidade ao processo de reposição dos antigos F-15C/D Eagles, aposentados no ano passado. Para não interromper as atividades operacionais da Ala, durante a fase de transição os “Thunders” irão operar com seus novos F-35A, além de jatos emprestados das três outras Alas da ANG, a 158th FW de Vermont, da 187th FW do Alabama e da 115th FW de Wisconsin.

“Estes novos F-35, que incluem o 500º da USAF, representam a vanguarda do poder aéreo de quinta geração”, disse o Tenente-Coronel Joseph Pasko, Comandante do 159º Esquadrão de Caça da USAF. “Esperamos desempenhar um papel fundamental em potenciais conflitos futuros, e nossos cidadãos-aviadores estão prontos para atender ao chamado da nação, a qualquer hora e em qualquer lugar.”
Com 500 unidades recebidas, o F-35A é o segundo caça de maior quantidade na frota da USAF, atrás apenas do F-16. Atualmente nove unidades da USAF operam os Lightning II. No início dos anos 2000, a meta original da USAF era receber um total de 1.763 F-35A, mas segundo a previsão mais recente do Pentágono isso provavelmente não será alcançado antes de 2050.
O plano previa pedidos consistentes de 48 F-35A por ano, o que não foi cumprido no orçamento fiscal de 2026 , que prevê apenas 24 jatos. Caso os pedidos sejam retomados para a taxa planejada a partir do ano fiscal de 2027 — e os F-16 continuem sendo desativados na taxa atual — o F-35A se tornará o caça mais numeroso da USAF até 2030.

“A capacidade da Guarda Aérea de implantar aeronaves de quinta geração em regiões-chave confere aos comandantes combatentes o alcance, a resiliência e a resposta rápida de que necessitam”, disse o Brigadeiro-General Richard L. Coffey, Ajudante-Geral Adjunto da da USAF e Comandante da Flórida ANG. “A localização estratégica de Jacksonville e as parcerias conjuntas ampliam as opções da Força Aérea e garantem que nossos aviadores estejam na vanguarda da defesa do nosso país.”
Este é o mais recente capítulo na história da frota mundial dos caças F-35 produzidos pela Lockheed Martin, em suas três versões básicas (A/B/C). Em setembro de 2024, a fabricante entregou o milésimo F-35 construído para a 115ª Ala de Caça da USAF em Truax Field AFB, Wisconsin. A empresa confirma que pretende entregar neste ano de 2025 entre 170 e 190 novos F-35 de todas as versões para diversos clientes no mundo.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO