USAF recebeu seu novo WC-135R “nuke sniffer”. Em 11 de julho, o 45th Reconnaissance Squadron (45th RS) da 55th Wing da USAF recebeu no Aeroporto de Lincoln, no Nebraska (EUA), seu mais novo vetor de coleta atmosférica WC-135R Constant Phoenix, apelidado de “nuke sniffer” (“farejador nuclear”). A aeronave, matrícula 64-14836, é a primeira de três do mesmo modelo, que estão passando por conversão a partir de células de reabastecedores KC-135R Stratotanker.
Apesar de ter sido fabricado no final de 1964, o “novo” WC-135R da 55th Wing, passou pelo programa de extensão de vida operacional da frota KC-135 da USAF, tendo recebido modernos motores turbofans CFM56 e o cockpit atualizado com avançados aviônicos digitais.
“Este é um momento muito importante para nós e para o AFTAC [Centro de Aplicações Técnicas da Força Aérea]. O WC é a verdadeira definição de uma plataforma de baixa densidade e alta demanda na Força Aérea. A chegada em Lincoln da primeira das três aeronaves é um divisor de águas”, disse a Coronel Kristen Thompson, Comandante da 55th Wing.
Atualmente o 45th RS possui um único WC-135W Constant Phoenix (61-2667) para realizar suas missões de coletas atmosféricas. Fabricado em 1962, esta aeronave ainda mantém aviônicos e motores Pratt & Whitney TF-33 originais, o tem causado baixa disponibilidade operacional. Para recompor a frota da Unidade, em 2018, a USAF apresentou o plano de converter três aviões-tanque KC-135R Stratotanker em plataformas “Constant Phoenix”.
“Temos um jato aqui que a USAF não viu antes. É um KC-135 sem lança de reabastecimento, mais aerodinâmico, com maior potência e menor consumo de combustível desses motores, baixo peso estrutural, o que resultou em uma aeronave mais eficiente. Teremos maior alcance para chegar em áreas que nunca conseguimos alcançar antes”, disse o Tenente-Coronel Chris Crouch, Comandante do 45th RS. “Antes, tínhamos que ter um quadro especial com tripulantes muito experientes para lidar com os antigos motores e suas panes. Agora temos um jato atualizado e confiável, e qualquer piloto, copiloto e navegador pode voar”, completou o Ofical.
A operação dos equipamentos de coleta atmosférica embarcados nos Constant Phoenix são operados por militares e profissionais do 21st Surveillance Squadron, Detachment 1 global mission. Sua missão é coletar partículas e efluentes gasosos e detritos de regiões acessíveis da atmosfera em apoio ao Tratado de Proibição Limitada de Testes Nucleares de 1963.
“Como observamos nos últimos seis meses, o cenário geopolítico tornou-se cada vez mais instável, exigindo que os EUA continuem a atualizar, expandir e obter maior eficiência em nossos ativos aéreos ISR [inteligência, vigilância e reconhecimento]. O recebimento desta nova aeronave garante que acompanhemos os recursos de monitoramento nuclear para tranquilizar continuamente nossos aliados”, disse o Tenente-Coronel Sean Orme, Comandante do Det. 1.
A entrega do segundo WC-135R está prevista ainda neste inverno (hemisfério norte), e o terceiro jato chegando no verão de 2023.
Fonte: USAF
@FFO