

USAF recebeu mais um F-35A TR-3 para ensaios em voo. Foto: Lockheed Martin. A Lockheed Martin recentemente entregou para o 461º Esquadrão de Testes em Voo (461st FLTS) da USAF mais um caça F-35A Lightning II especialmente configurado para a campanha de ensaios em voo da atualização Tech Refresh 3 (TR-3).
O caça, matrícula 22-5713, está na Base Aérea de Edwards, sede do 461st FLTS, onde será empregado na campanha de testes para homologação dos pacotes de atualizações TR-3, bem como do futuro Bloco 4, os quais incluem a modernização e aprimoramento de hardwares, softwares, sensores e armamentos.
Entre as atualizações do TR-3 estão um novo processador central, banco de memória expandido, arquitetura de missão aberta e cockpit com display panorâmico. O padrão será a base para a futura evolução do Bloco 4, que abrange novos sensores, armamentos e recursos de interoperabilidade.
A campanha de testes em voo é gerenciada pelo F-35 Integrated Test Force (ITF) e cumpre ao 461st FLTS avaliar e homologar as modificações para emprego operacional nas três versões do F-35 (convencional “A” e duas navais “B”/”C”). A Lockheed Martin já forneceu F-35 TR-3 para alguns operadores, mas essas aeronaves estão inicialmente restritas para o treinamento de pilotos.
A chegada do 22-5713 em Edwards AFB permitirá que a USAF avance com o programa de ensaios em voo, etapa fundamental para a homologação operacional dos pacotes TR-3 e Bloco 4, ambos afetados por grandes atrasos de cronograma.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO