USAF receberá os primeiros eVTOL. A Joby Aviation assinou um contrato com o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) para fornecer até nove aeronaves de Decolagem e Pouso Vertical Elétrica (eVTOL) para a USAF. O anúncio foi divulgado em 25 de abril pela Joby Aviation em seu site oficial.
Com o valor de US$ 131 milhões, e um aditivo para até US$ 55 milhões, o documento prevê que as duas primeiras aeronaves eVTOL sejam entregues no início de 2024 na Base Aérea de Edwards, na Califórnia.
A 412ª Ala de Testes (412nd TW) e a Escola de Pilotos de Testes da USAF (TPS) serão as unidades responsáveis por avaliar o desempenho e a capacidade dessas aeronaves elétricas realizar missões de transporte logístico de pessoas e cargas, entre outras.
Os eVTOL da Joby Aviation tem cinco assentos, baixo nível de ruído e zero emissões. Isso fornecerá à USAF e, eventualmente, a outras agências federais, as primeiras experiências com aeronaves elétricas e suas possíveis aplicações.
Edwards é a segunda maior Base Aérea da USAF, e historicamente tem sido o local de importantes projetos inovadores para a aviação. Foi onde o Capitão Chuck Yeager e seu Bell X-1 quebraram a barreira do som pela primeira vez em 14 de outubro de 1947, o X-15 se tornou a primeira aeronave a atingir a velocidade Mach 6 e o ônibus espacial pousou pela primeira vez após orbitar a Terra pela primeira vez.
A parceria entre a Joby e o DoD tem mais de cinco anos, e envolve o acesso da empresa às instalações de testes, experiências operacionais para órgãos do governo, bem como uma compensação parcial dos seus custos de pesquisas e desenvolvimentos.
Fonte: Joby Aviation
@FFO