USAF realizou última missão com o Boeing E-8C JSTARS. A USAF realizou a última missão operacional com o Boeing E-8C JSTARS (Joint Surveillance Target Attack Radar System). A plataforma de gerenciamento de combate foi desativada após 22 anos de operações, e sua última missão ocorreu em 21 de setembro, na fronteira da Polônia com a Rússia.
A derradeira missão foi realizada pelo Boeing E-8C, matrícula 02-9111, subordinado à 116ª Ala de Controle Aéreo (116th ACW) da Base Aérea de Robins, na Georgia (EUA). Na ocasião, o E-8C estava operando a partir da Base Aérea de Ramstein (Alemanha), para onde retornou após concluir a missão. No dia seguinte o #9111 voou em translado para Robins AFB, encerrando as operações Joint STARS da USAF.
O E-8C JSTARS é uma avançada plataforma aérea de gerenciamento de combate, comando e controle, inteligência, vigilância e reconhecimento. Entre as suas principais missões estavam a seleção de alvos de interesse e suporte às ações no campo de batalha em apoio aos comandantes das operações. As informações obtidas pelo E-8C são retransmitidas em tempo real para estações terrestres conjuntas de C4I (Command, Control, Communications, Computers and Intelligence) das Forças Armadas dos EUA e Aliados.
Sua operação está sendo substituída por modernos sistemas, entre eles a rede de coleta de inteligência Advanced Battle Management-System (ABMS). Este sistema permitirá o compartilhamento de dados do campo de batalha em tempo real, distribuídos entre satélites, aeronaves, forças terrestres e comandantes. Além disso foram ativados um esquadrão com modernos jatos E-11A BACN (Battlefield Airborne Communication Node) e um esquadrão de comando e controle de gerenciamento de batalha.
A USAF desenvolveu o E-8C a partir da conversão de antigos Boeing 707 civis, não modernizados e equipados com obsoletos motores Pratt & Whitney JT3D. A defasagem tecnológica do avião não se alinhava aos seus avançados equipamentos de missão, especialmente o radar AN/APY-7 capaz operar em modos de vigilância, indicador de alvos (fixos e móveis) e mapeamento com abertura sintética, além de sensores óticos e uma potente suíte de comunicações e de guerra eletrônica (EW).
Ao longos dos 22 anos a USAF operou uma frota de 17 Boeing E-8C JSTARS cujas células , todos fabricados entre o final da década de 1960 e o início de 1970. Curiosamente dois deles foram arrendados nos anos 1990 pela AeroBrasil, uma subsidiária cargueira da Transbrasil, mas nunca receberam matrículas brasileiras (veja lista a seguir).
Matrícula (nº construção) | Versão | (Modelo civil) | Ano Fabricação | Observação
86-0416 (19626) E-8A JSTARS (Boeing 707-338C) 1968
92-3289 (19622) E-8C JSTARS (Boeing 707-338C) 1967
92-3290 (19295) E-8C JSTARS (Boeing 707-338C) 1967
93-1097 (19296) E-8C JSTARS (Boeing 707-338C) 1967 AeroBrasil (EL-EKH)
94-0284 (19293) E-8C JSTARS (Boeing 707-338C) 1966
94-0285 (19442) E-8C JSTARS (Boeing 707-373C) 1967
95-0121 (20016) E-8C JSTARS (Boeing 707-321C) 1968
95-0122 (20495) E-8C JSTARS (Boeing 707-3D3C) 1971
96-0042 (20319) E-8C JSTARS (Boeing 707-347C) 1970
96-0043 (20316) E-8C JSTARS (Boeing 707-347C) 1970 AeroBrasil (HR-AMF)
97-0100 (19986) E-8C JSTARS (Boeing 707-355C) 1968
97-0200 (20317) E-8C JSTARS (Boeing 707-347C) 1970
97-0201 (20318) E-8C JSTARS (Boeing 707-347C) 1970
99-0006 (19998) E-8C JSTARS (Boeing 707-307C) 1968
00-2000 (20043) E-8C JSTARS (Boeing 707-396C) 1969
01-2005 19382) E-8C JSTARS (Boeing 707-323C) 1967
02-9111 19581) E-8C JSTARS (Boeing 707-323C) 1967
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