USAF realiza teste de voo com Kratos XQ-58A na Flórida. Uma equipe de Desenvolvimento Estratégico, Planejamento e Experimentação do 40th Flight Test Squadron Autonomous Aircraft Experimentation da USAF, conduziu um voo de teste operacional do Kratos XQ-58A Valkyrie a partir da Base Aérea de Eglin, na Flórida. O testes ocorreram em 15 de dezembro de 2022, de acordo com uma divulgação realizada nesta semana pelo Comando da Eglin AFB.
O Kratos XQ-58A Valkyrie é um drone furtivo de combate (UCAV — Unmanned Combat Air Vehicle) desenvolvido pela Kratos Defense & Security Solutions para o programa Low-Cost Attritable Aircraft Technology (LCAAT), em parceria com o Laboratório de Pesquisa da USAF (AFRL), em um trabalho que tem por objetivo quebrar a crescente elevação dos custos para aeronaves taticamente relevantes.
Projetado para atuar como um drone tipo “loyal wingman” (“ala leal”), e inicialmente designado como XQ-222, o Valkyrie completou com sucesso seu primeiro voo em 05 de março de 2019 a partir do Yuma Proving Ground, no Arizona.
O papel do LCAAT é escoltar caças como os F-22A ou F-35A/B/C durante as missões de combate e conseguir implantar armas ou sistemas de vigilância em território hostil. Possui tecnologia furtiva, com uma fuselagem trapezoidal com borda chanfrada, cauda em V e uma entrada de ar em forma de S. O XQ-58 pode ser implantado como parte de um enxame de drones, com ou sem controle direto do piloto. Embora o Valkyrie seja capaz de decolagens e pousos convencionais, ele também pode ser lançado a partir de “módulos de lançamento” de navios de apoio, contêineres e caminhões semi-reboque.
Hoje, caso fosse selecionado, a Kratos teria condições de produzir anualmente entre 250 e 500 UCAV Valkyrie.
@FFO