Os Estados Unidos realizaram no dia 29 de outubro, um novo lançamento de teste do míssil balístico intercontinental LGM-30G Minuteman III (ICBM – Intercontinental Ballistic Missile), capaz de transportar várias ogivas nucleares autoguiadas, disse o Comando de Ataque Global da Força Aérea dos Estados Unidos (Air Force Global Strike Command). O míssil foi lançado de um silo na Vandenberg AFB, na Califórnia. O míssil que estava sem ogivas (desarmado), percorreu 6.750 km, até atingir o alvo no Campo de Teste Americano no Atol Kwajalein (Ilhas Marshall), no Oceano Pacífico central.
O lançamento de ontem tem um recado com endereço: China. O lançamento não só foi um teste, mas um recado claro a China da capacidade dos EUA de atingir seu território. Ele ocorre no mesmo momento em que a USAF vem aumentando muito sua presença no Pacífico, com constantes deslocamento de babadeiros B-1B e B-52H, além de realizar diversos exercícios navais na região.
“Esses lançamentos de teste operacional têm várias finalidades”, disse o coronel Erik Quigley, diretor de sistemas Minuteman III. “Primeiro, eles são uma demonstração de nossa capacidade de lançamento nuclear para todos os adversários em potencial. Em segundo lugar, eles fornecem a garantia de capacidade de lançamento contínuo a todos os aliados que dependem de nossas forças nucleares para apoiar sua segurança. E em terceiro lugar, eles ajudam a validar nossos modelos da frota do Minuteman III para garantir que os ICBMs continuem atendendo aos rigorosos requisitos de lançamento nuclear”.
USAF tests minuteman III ballistic missile this morning from Vandenberg AFB https://t.co/okPKXkeXLq
Originally tweeted by Sentinel (@StratSentinel) on 29 de October de 2020.
@CAS